Pokémon X & Y e a Mitologia Nórdica!

Boas!

Encontrei um texto interessante sobre a relação que os novos lendários, bem como o jogo XY, podem ter com a mitologia nórdica! Podem ver o texto original, aqui.

Aproveito para vos deixar a tradução, abaixo!

yggdrasil
(clicar para aumentar)

“Quanto mais pensava no significado que poderiam ter os Pokémon Lendários de X e Y (uma águia e um veado), mais perto estava da história da mitologia nórdica Yggdrasil, o Eixo do Mundo. Yggdrasil é uma árvore gigante, que diz-se ter sido criada a partir de cinzas puras e localizada no centro do Universo, e ligada aos nove mundos da cosmologia nórdica. Algumas partes deste mito podem estar relacionados com Pokémon X e Y, e podem explicar todo o raciocínio que levou aos nomes dos jogos, e o porquê destes animais como lendários.”

Tradução: Portuga
(podem usar/divulgar o texto, com os devidos créditos)

O restante do texto podem vê-lo no post completo!
Abraços, Portuga!

Eixo 3D – Pokémon X, Y e Z
eixo_3D

Como já foi mencionado, um simples 3D é formado pelas coordenadas X, Y e Z. Isto também funciona para o lado da Nintendo, visto ser o primeiro jogo Pokémon para o 3DS. No entanto, as ligações com a história de Yggdrasil sugerem que este eixo não é apenas para o 3DS, mas também simboliza as partes da árvore. Já que a história de Yggdrasil diz que o tronco até aos ramos mais altos da árvore pode imaginar-se como um eixo tridimensional, e que ao seu redor estão situados nove mundos. Os três mundos principais estão ligados a uma das áreas da árvore. Asgard, o reino dos deuses, está no topo. Midgard, ou Middle-Earth (o mundo dos mortais) está na zona do meio. E Hel (Niflheim) na parte inferior. Estas três dimensões dos Deuses, Moral e Demónios também se relaciona com os três jogos, mas não é tudo. Cada um dos três mundos, tem uma criatura mítica associada.

Versão de Yggdrasil (com a águia, veado e dragão nos respectivos locais)

Versão de Yggdrasil (com a águia, veado e dragão nos respectivos locais)

Criaturas Yggdrasil e os Pokémon Lendários – Pokémon X, Y e Z
aguia

No topo de Yggdrasil, onde se encontra Asgard, vive uma águia mítica cujo nome se desconhece. Nalgumas interpretações deste mito, a águia é cega, mas os seus olhos vêem profundamente as almas de todos os que habitam nos nove mundos. Esta águia pode ser representada pelo Pokémon Lendário Yveltal. Yveltal tem algumas características que são semelhantes a esta criatura. A maior parte das pessoas e animais cegos tendem a ter os olhos com uma coloração azul.

ada

Os olhos do Yveltal são de um azul nítido, como é visto no trailer e são mais uma luz que uma cor em si, o que podemos considerar como cegueira, tal como a águia do mito. Pokémon Y poderia representar a coordenada Y ou o topo da árvore, onde está Asgard, bem como o Pokémon Lendário Yveltal ser a águia.

veado

No meio de Yggdrasil (tronco e solo), onde se encontra Midguard vivem quatro veados míticos com os seguintes nomes: Dainn, Dvalinn, Duneyrr e Durapror. Diz-se que todos os veados têm chifres na forma dos ramos mais altos de Yggdrasil, para que se sintam como se vivessem no topo da árvore. Cada um dos veados possui jóias de cor diferente nos seus chifres. Dainn tem uma jóia azul, Dvalinn uma jóia carmesim, Duneyrr uma jóia solar (amarela) e Durapror uma jóia lunar (roxa/preta). Diz-se também que os veados esticam os seus pescoços de forma a alcançar os ramos mais altos, para comer as folhas.

tumblr_mggtjhovo71r7wb5lo1_500

O Pokémon Lendário Xerneas não só é um veado, como ainda tem chifres com forma de vários ramos. Entre os chifres (ramos) de Xerneas existem as diferentes cores das jóias (azul, vermelha, amarela e roxa), o trailer tinha confirmado as cores vermelha, azul e amarela (e as scans da CoroCoro revelou a roxa). Assim, Xerneas pode bem ser a reencarnação dos quatro veados num só! Xerneas não parece ter asas, o que faria com que ele esteja apenas no solo num mundo horizontal, representando assim o X. O eixo X é visto como uma planície horizontal (solo) e isto pode ser outra dica para que Xerneas seja o Pokémon Lendário da versão X.

up

Relembrando a ideia que os veados esticam o pescoço para comer as folhas mais altas. Pode não esta relacionado, mas no trailer vemos que Xerneas levanta a sua cabeça em direcção às árvores. Será outra dica que o relaciona com os veados de Yggdrasil? Talvez.

dragao

E finalmente a mais importante das pistas para um outro jogo da Geração VI, Pokémon Z, que poderá estar relacionado com o que se encontra nas raízes de Yggdrasil. Na parte inferior da árvore, onde se encontra Niflheim, vive um ancião mítico (ou dragão) chamado Niohoggr. Niohoggr é semelhante a uma serpente dragão, ao contrário dos outros dragões. Assim, o seu corpo é ondulado e pode virar ou curvar com facilidade. Niohoggr é um ser que rói uma das três raízes de Yggdrasil. Acredita-se que são as raízes que o prendem, e o impedem de partir para o resto do mundo. A serpente dragão é perfeita para a criação da outra “forma” de Pokémon Lendário para se unir com X e Y. Afinal qual a melhor forma de criar um Pokémon Z, que a forma de uma serpente?

z_snake

Niohoggr, neste caso, representa um dos Pokémon Lendários dos jogos da Geração VI, uma vez que pode curvar o seu corpo e formar um Z. No que diz respeito à não existência deste Pokémon em X e Y, ou ele não ser “lendário” até a Pokémon Z também pode ser explicado através do mito. Diz-se que Niohoggr está preso dentro das raízes de Yggdrasil. Isto pode significar que o Pokémon Lendário Z pode estar preso dentro de algum local, objecto ou mundo e o treinador terá de o libertar para o capturar. Até é possível que, para libertar o Pokémon Lendário Z, o treinador tenha de capturar primeiro os outros dois lendários e completar o trio Yggdrasil.
Também se pode explicar o porquê do dragão representar e ser o lendário Z pelo sistema de coordenadas fixado para a história. As raízes da árvore de Yggdrasil espalham-se por várias direcções, enquanto que a parte do topo e o meio continuam num local constante. Isto é uma referência à coordenada Z, que pode ser colocada em qualquer direcção ao longos dos eixos X e Y para criar um simples 3D.

Yggdrasill-3

A Árvore – Pokémon X, Y e Z
dasdsa

No trailer de Pokémon X e Y, exite uma altura em que se vê o protagonista masculino a pular entre cordas em redor de uma árvore gigante. Esta árvore pode ser representar Yggdrasil no jogo, e o treinador ter de visitar este local para capturar um dos Pokémon Lendários.

Conclusão

O topo da árvore representa a coordenada Y, e a localização de Asguard. Sendo o topo da árvore o lar da águia que é representado pelo Pokémon Lendário Yveltal, um pássaro cego que consegue ver a alma das pessoas e Pokémon. No meio da árvore (tronco e solo) representa a coordenada X, e a localização de Midgard. O solo da árvore é o lar dos quatro veados com várias cores de chifres que parecem os ramos de Yggdrasil. O Pokémon Lendário Xerneas é um veado que tem um jóia de cada cor e vários chifres com forma de ramos. A parte inferior da árvore (raízes) a representar a coordenada Z, e a localização de Niflheim. O dragão que lá habita é uma serpente que pode moldar-se a qualquer forma. Este local pode ser o lar do Pokémon Lendário Z. Ele teria o seu corpo semelhante a um Z, e assim teríamos um novo trio lendário. O lar destes Pokémon Lendários seria uma gigantesca árvore localizada algures no jogo, e esta árvore poderia representar Yggdrasil, o lar destas criaturas míticas.

Yggdrasil_and_Midgard_by_VikingWidunder

É muito possível que os três lendários, assim como as coordenadas X, Y e Z (associados aos três mundos principais) sejam aquilo que a Nintendo tinha em mente para criar esta geração Pokémon. O mito de Yggdrasil sempre foi transmitido de várias formas, principalmente poemas, mas em cada versão a história é a mesma. A Águia, Dragão e Veados estão presentes no Eixo do Mundo e cada um é protector dos três principais mundos, não esquecendo os nove mundos da mitologia nórdica.

2 Comments

Add a Comment
  1. É bem possível que sim! A VI Geração pode.se basear bem nessa história! São baseados em dados bem credíveis 😀

    http://pokenavegador.webnode.pt/
    https://www.facebook.com/pokenavegador

  2. éssa teoria é boa sim, mas o que acaba deixando o jogo meio confuso, pois no jogo pokemon platinum e dito que Arceus é o rei dos pokemons criador do universo e a raça humana. com essa nova versão eu pergunto: o que Arceus tem haver com a mitologia nórdica?

Deixar uma resposta