Rubrica: Sabias Que? (8)

Boas!

Espero que estejam prontos para mais uma rubrica… Sabias Que?
Hoje venho dar destaque às mortes que acontecem em Pokémon, não são muitas, e poucas são aquelas que possam ser definitivas!

Sabias_Que8

A ideia do assunto desta rubrica veio do Tiago!
Podem ver tudo aquilo que escrevi no Post Completo!

Comecemos pelo início, que no caso é mesmo no primeiro episódio!
EP001: Pokémon, Escolho-te a Ti

Devem lembrar-se do Spearow a que Ash atirou uma pedra, certo? Pois bem, o bando que ele liderava ficou com sede de vingança e começou a perseguir Ash e Pikachu. Será que quando eles levaram com aquele poderoso Relâmpago, eles morreram?

ep001

Supostamente sim, já que não devem ter sido socorridos…
O Líder do bando sobreviveu, e aparece como Fearow no episódio 83, Pânico na Festa de Pallet, a liderar um outro bando (ou o mesmo) de Spearow.

Ainda te lembras das mortes de Ash e Pikachu?
Ah pois… aconteceu no EP023: A Torre do Terror!

Quando Ash encontra na Torre de Lavender para tentar capturar um Pokémon Fantasma para fazer frente à Líder de Ginásio Sabrina, ele e Pikachu acabam por levar com um lustre em cima. Aí, eles ficam inconscientes e o Haunter decide retirar-lhes as almas para brincarem com eles.

ep023

Antes que o episódio termine, eles regressam aos seus corpos e, claro, à vida. Ash ainda consegue ser acompanhado pelo Haunter, mas isso não interessa agora…

Quem não se lembra o filme 1? Pois bem, morreram muitas pessoas…
F01: Mewtwo Contra Mew

Dr. Fuji e Cientistas morreram na tentativa de controlar a fúria do Pokémon mais poderoso do Mundo, mas Mewtwo acaba por destruir todo o laboratório, sendo impossível eles terem conseguido sobreviver à explosão.

F01

Então também se devem lembrar que Ash volta a morrer durante o filme!

F01b

Mas, felizmente, ele regressa à vida através das lágrimas de todos os Pokémon que viram a cena, e segue a sua jornada para ser um Mestre Pokémon.

Outra morte que temos, é a Latios como sacrifício para salvar Alto Mare.
F05: Pokémon Heroes

Latios acaba por se sacrificar para salvar Alto Mare, devidos aos estragos que estavam a ser provocados por Annie e Oakley.

F05

Mais tarde, quase todos morrem noutro filme…
F08: Lucario and the Mystery of Mew

Jessie, James, Ash, May, Max, Brock e Kidd morrem dentro da Tree of Beginning, pelas estranhas bolhas que os absorvem. (também podemos considerar a morte dos Pokémon de Jessie, nomeadamente Wobbuffet, Seviper e Dustox que não foram retirados das pokébolas)

F08

Mais tarde, acabam ressuscitados por Mew, mas neste filme temos uma morte que acaba por ser real, uma vez que Lucario não é ressuscitado.

F08b

Especial: The Mastermind of Mirage Pokémon

Neste especial, temos o sacrifício do Mirage Mew e a morte de Mirage Mewtwo, enquanto um se sacrifica o outro acaba por morrer com uma poderosa Investida Eléctrica de Pikachu.

Mirage

O caso do Dr. Yung levanta algumas suspeitas de uma possível morte, depois de ver as suas criações Mirage a serem destruídas, ele volta para o seu laboratório. Depois de ele passar caem algumas pedras que lhe tapam a entrada, não se sabe se morreu ou se fugiu.

Outros dois exemplos de mortes no anime são a Caçadora J (bem como todos os trabalhadores que a acompanhavam dentro da nave que cai), e ainda o Líder da Team Galáctica, o Cyrus, que vai para o ditoso “Mundo Novo”. Acontecem nos episódios:
DP151: Três Lendários Em Perigo!
DP152: O Combate Final de Uma Lenda!

Devem existir com certeza outras referências à morte, ou até mortes em Pokémon, afinal são mais de 800 episódios e ainda temos todos os filmes, mini-filmes e especiais.

Temos ainda aqueles Pokémon que tentam levar as personagens para o Mundo dos Espíritos, o caso da menina que tenta levar Ash e Angie (DP090: Danças com Fantasmas), e ainda os Litwick que tentam levar a Team Rocket, Ash, Cilan e Iris (BW026: A Casa Assombrada dos Litwick).

DP090

Em ambos os casos, aqueles que estavam a tentar encaminhar as personagens para o Mundo dos Espíritos é que acabam lá dentro (como o Tiago refere e bem, a jovem já se encontra morta e os Pokémon fantasmas podem frequentar ambos os mundos, sendo que não se considera uma morte no caso dos Litwick e Lampent).

BW026

O Tiago referiu nos comentários, a possível morte de um Skarmory durante o Mini-Filme 7, a verdade é que depois de sofrer um forte ataque do Combusken, vemos ele cair num penhasco mas não o vemos regressar mais.

MF07

Outra morte que ocorre, embora seja pré-anime é retratada durante o filme 14 de Pokémon, neste caso estou a falar da morte do Rei do Povo do Vale. A sua morte faz com que Victini fique aprisionado naquela zona.

F14


E assim termina mais um… Sabias Que?
Deixem as vossas opiniões sobre este assunto!
Se tiverem ideias para a rubrica, enviem mail para: sabias_que_pkportuga@sapo.pt

8 Comments

Add a Comment
  1. Tiago Cardoso

    Esta é a 1º vez que tenho a certeza que comento de jeito por aqui. Parabéns pelo artigo escrito, obrigado por teres aceitado a minha sugestão e continua assim! ;D
    A meu ver, não acredito que os Spearow morreram: não mostra na imagem animada em cima, mas a seguir ao Raio-Trovão do Pikachu do Ash + relâmpago vindo das nuvens vê-se (lembro-me) a figura de uns pássaros de certo porte a fugir do local, o que indica que os Spearow que mais tarde atacaram no EP081 – PÂNICO NA FESTA DE PALLET (com o líder evoluído em Fearow) são os mesmo que atacaram em EP001 – POKÉMON, ESCOLHO-TE A TI! :
    Quanto ao feitiço virar-se contra o feiticeiro em DP090 -.DANÇAS COM FANTASMAS! e BW026 – A CASA ASSOMBRADA DOS LITWICK!, a rapariga do 1º episódio já estava morta (dado ser um fantasma), e creio que os 3 Litwick e o Lampent do 2º não morreram, pois segundo o Pokédex (do Ash) eles levavam as vítimas para o Mundo dos Espíritos, parecendo que voltavam para levarem outras vítimas (eu acredito que os Pokémon do Tipo-Fantasma vivos podem andar do Mundo dos Vivos para o Mundo dos Espíritos e vice-versa sem problemas, tal como o Dusknoir de DP090 -.DANÇAS COM FANTASMAS!). 🙂
    Outra possível morte a lembrar: a de um Skarmory em PK13 (um mini-filme POKÉMON), que depois de ser derrotado pelo Combusken da May, caiu de um precipício sem fundo visível e arrastou com ele o adversário. Ora, o Combusken foi visto mais tarde são e salvo, mas pelo que me lembro não voltou-se a ver o tal Skarmory. :

    1. Tiago Cardoso… tu és me familiar…. não sei porquê….

      1. Tiago Cardoso

        A nível de POKÉMON, já comentei na VOLTING FANSUB (ah, grandes tempos das noites de Sexta-Feira para Sábado e de Sábado para Domingo a ver episódios dobrados em japonês e legendados em português de Portugal!) e comento com alguma frequência n’O ANIME POKÉMON EM PORTUGAL, se isso responde à tua pergunta! B|

  2. Tiago Cardoso

    Ah, esqueceste de referir o Dr. Yung (de THE MASTERMIND OF MIRAGE POKÉMON) como provável morte (não se sabe o que aconteceu ao certo com ele) e o facto da Caçadora J ter morrido juntamente com os seus capangas! 😛

  3. Tiago Cardoso

    Além disso, no 8º filme POKÉMON, pode-se incluir também as mortes (por instantes) do Wobbuffet, do Seviper e da Dustox da Jessie, dado que esta (a 1º a morrer no filme) não se lembrou de os tirar das Pokébolas antes de ser completamente envolvidas pelas tais bolhas. 😉
    Ah, lembrei-me agora de outra morte: a do Rei do Povo do Vale, no 14º filme POKÉMON! B-P

    1. Sim, realmente, embora as bolhas não afectassem os Pokémon, é certo que os da Jessie acabam por morrer com ela… em relação à morte do Rei, só não considerei, porque apenas considerei aquelas que ocorreu no anime, para todos os efeitos a morte dele é “antiga”…

      Sim, não referi o Dr. Yung mesmo por não se saber exactamente o que acontece…

    2. Acabei por fazer algumas pequenas alterações no post consoante aquilo que foste comentando! 😉

      1. Tiago Cardoso

        Ena, obrigado por tudo! ^_^

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2018 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2018 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: