Rubrica: Sabias Que? (11)

Boa Noite!

Temos o primeiro “Sabias Que?” de 2014, e esta rubrica temo como tema Comida Pokémon, que acaba por ser um tema que abrange muitas coisas. O tema desta rubrica foi sugerido pelo Tiago Cardoso.

SabiasQue_11

Será que os Pokémon são omnívoros? Será que os Pokémon caçam outros Pokémon, e os humanos, comerão eles Pokémon?

Vamos ao que interessa, vejam o Post Completo!


Como sabem, Comida Pokémon é o termo que se usa para quase todos os alimentos consumidos pelos Pokémon, e existe uma grande variedade. Sabemos também que vários são os Pokémon que consomem coisas que não podem ser consumidas por humanos, como minerais, energia eléctrica ou até a energia dos sonhos. Algumas espécies comem outros Pokémon, e outros por humanos, tudo isto forma uma cadeia alimentar.

magikarp

Bagas, Pokéblocos e Poffins são alguns dos exemplos de comida especializada para Pokémon e, no anime, vemos que tanto Brock como Cilan criar comidas especializadas para certos tipos de Pokémon. Existem várias outras comidas no anime, como frutas, hambúrgueres e ainda ketchup, que Pikachu adora.

ketchup_pikachu

A Comida Pokémon aparece pela primeira vez no episódio ‘Clefairy e a Pedra da Lua’, onde Brock fala sobre a ração especializada que tem para cada tipo Pokémon. Seymour mostra que é comestível para humanos, mas Ash discorda. Brock tenta ajudar vários Pokémon utilizando a sua comida especializada, e também vemos Pokémon comer algo destinado aos humanos sem qualquer problema (ex: bolas de arroz; chocolate). Mas é certo que vemos os Pokémon comer algo impossível para os humanos, como um Aron e um Lairon a comer ferro.

Pokémon no ‘Menu’… de Pokémon!

Desde Red e Blue que os Pokémon são colocados como predador e presa, um dos casos que salta mais à vista é a descrição de Pidgeot na Pokédex:

“Quando caçam, mergulham em alta velocidade pela espuma da água,
para apanhar presas descuidadas como os Magikarp”

No episódio ‘Ash Captura um Pokémon’ vemos que o Pidgeotto selvagem tem uma tendência natural para caçar Caterpie, quando aquele que acaba por ser capturado por Ash persegue a sua pequena Caterpie.

Noutros episódios também temos algumas referências ou tentativas de alguns Pokémon que tentam comer outros, bem como que não prestam para consumo como os Tentacool em ‘Tentacool e Tentacruel’. No episódio ‘Naufrágio Pokémon’, o Meowth tenta comer o Magikarp de James, e no episódio ‘Ataque à Comida’ o Snorlax tenta comer o Goldeen de Misty. Ainda em ‘Acorrentados em Sarilhos’ o Pikachu e Meowth são obrigados a fugir de um Pidgeot e um Rhydon selvagens que tentam comê-los.

Ainda nos jogos, é dito que Ekans come ovos de Pidgey e Spearow, Kingler e Omastar caçam Shellder. Também é dito que os Taillow comem Wurmple, e que os Starly tentam comer os Cherubi. Em Unova, os Heatmor caçam Durant, enquanto que em Kalos os Scatterbug são caçados por vários Pokémon voadores.

Pokémon no ‘Menu’… de Humanos!

comida

Carne aparece com alguma frequência no anime, mas nunca foi dito que ela tinha a sua origem nos Pokémon, mas é certo que também nunca foi mostrada outro tipo de fonte. Sabemos que existem Pokémon que produzem alguns produtos comestíveis, e que não sofrem danos para fornecê-los. Contudo, já foi revelado que a carne do Farfetch’d é muito boa, especialmente cozinhada com alho francês, causando quase a extinção deste Pokémon!

Calcula-se que a cauda de Slowpoke seja comestível, afinal nos jogos da Geração II temos a Team Rocket que anda atrás destes Pokémon, em Azalea Town. E elas aparecem no menu de alguns restaurantes em Kalos, sendo uma prova de que afinal de comem Pokémon!

No episódio ‘Naufrágio Pokémon’ todos tentam comer o Magikarp de James como solução para a fome que eles têm, e até Ash e Brock idealizam um prato com o Pokémon. Isto torna-se mais um indicio de que Pokémon fazem parte das rotinas dos treinadores, não só em combates como também em pratos.

E será que os Pokémon comem humanos?!

Certo é que a Victreebel e o Carnivine de James o cumprimentam de uma forma ligeiramente estranha, será que se tivessem mais tempo acabariam por comer o seu treinador?!

victreebel

No episódio ‘Ataque do Pokémon Pré-Histórico’, o Aerodactyl tenta sem dúvidas comer o Ash. Ainda acontecem algumas tentativas em ‘Pokémon Adventures’, quando o Red se vê dentro do interior de uma Victreebel.

Também temos uma tentativa em ‘O Conto Eléctrico de Pikachu’ quando um Snorlax selvagem tenta comer Ash.


E assim termina mais um… Sabias Que?
Deixem as vossas opiniões sobre este assunto!

Se tiverem ideias para esta rubrica, enviem mail para: sabias_que_pkportuga@sapo.pt

2 Comments

Add a Comment
  1. Gostei, boa ideia da parte do Tiago Cardoso 😀

    1. Tiago Cardoso

      Obrigado. Claro que não se podem pôr todos os exemplos, mas de Pokémon a tentar predar outros Pokémon, lembro que em BW139, o Axew da Iris foi posto na boca/engolido por um Exploud selvagem (não sei bem o que se passou), que depois teve de o cuspir/vomitar após a sua presa usar Fúria do Dragão. 🙂
      «Certo é que a Victreebel e o Carnivine de James o cumprimentam de uma forma ligeiramente estranha, será que se tivessem mais tempo acabariam por comer o seu treinador?!» – duvido, eles só queriam mesmo cumprimentar o seu treinador, senão insistiam mesmo, sendo que algumas vezes largaram-no logo para irem combater. 😛
      Ah, já agora, parabéns e obrigado ao autor da crónica! ;D

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2018 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2018 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: