Rubrica – Real Monsters – (3) – Rotom

Ora viva Pessoal! Na Rubrica desta semana, vou procurar ser menos extensivo e vou falar do Rotom! Vão ficar a saber apenas um “cheiro” do projeto RoboVivo, e falar da sua competição.


Hoje a base é robôs e equipamentos elétricos, logo, Rotom! Os Rotom que apresento são um pouco invulgares. O Rotom como sabem, ele pode assumir a forma de qualquer equipamento elétrico, “possuindo-o”. E ficticiamente, são os casos de hoje.

philips-pq202-400x400-imadbvtufzddjzwr

Shaving Rotom com 13cm, 0,4Kg. Neste primeiro caso, foi o meu primeiro Rotom que fiz, e digamos, “possuiu”, a minha máquina de barbear!


Gaming Rotom, 9cm, 0,18Kg. Neste outro caso, “possuiu”, o meu “mini-game”.


Vamos passar logo à parte Científica para poder explicar melhor e o porquê de dizer, “possuiu”. Primeiro, neste momento estou envolvido num projeto, juntamente com a minha escola de formação, intitulado RoboVivo, que persiste em transformar objetos “comuns”, máquinas de lavar roupa, batedeiras, televisões, …., em Robôs que se mexem e não assumem o verdadeiro comando que nós exigimos. Por exemplo, aperto no botão para secar roupa, e ela PODE ou não secar. Pode até fazer outro comando, por exemplo, atirar água. Digamos que tem a sua vontade própria, faz o que lhe apetece. Segundo, estes Robôs mexem/vibram em todo o seu processo. Terceiro, podem imitir luzes e fazer operações de som. Exemplo, aperto o botão para lavar, e PODE responder: “Esta roupa está muito suja para eu lavar./Não me apetece lavar.” E não lava. Através de um multiplex, ele gera randomizado consoante alguns estados, tempo, temperatura, se faz esta ou aquela função programada. Para eu poder chamar de “possuiu”, não é apenas pintar e fazer o design, requer pelo menos movimento/vibração, e algo fora do normal. A vibração é obtida com a adição de um motor de peso. O Shaving Rotom, vibra, e possui um botão que consoante o apertar do botão pode girar muito, pouco “a morrer”, ou até mesmo não girar.

Ver Vídeo

O Gaming Rotom, Vibra, sem peso no motor anda no chão, consoante a forma de pegar nele pode ligar-se sozinho ou até mesmo durante o jogo desligar-se, do género, “não quero que jogues mais.”

Ver Vídeo

A diferença do robô do projeto RoboVivo, é muito diferente de um robô industrial. O RoboVivo, assimila erros humanos, falhas, vibrações, atitudes, algo não que não queremos numa linha de produção. Porém, eles ainda tem a sua vantagem, e o ideal será a sua combinação Eis dois vídeos de robôs que considero que serão uma ajuda para criar as “criaturinhas”:



A minha sugestão de competição para esta semana, não é nada mais nada menos que…. CRIAR UM ROTOM! A minha ideia é: Individualmente ou por equipas de “Engenheiros”, pegarem num aparelho elétrico e trabalharem no design e num mecanismo de adição de motor, luzes, …. Fazer um Rotom como eu fiz. Eu ajudaria os competidores a desenvolver o seus Rotoms. No final, eu decidia o vencedor com o Rotom mais bem elaborado consoante a concretização dos parametros desejados. A competição em si decorria a um Sábado, + ou – umas 5/6 horas. A inscrição seria de 5€ para cobrir os custos de tintas, colas, ferramentas, algumas peças, e cada competidor ou equipa trazia um equipamento eletrónico para modificar. Ou, quem não tiver, tenho disponibilizado vários objetos elétricos que venderia por +5€ randomizados desde, comandos, relógios, ratos, …. Os preços não são fixos mas não vai variar muito. Os objetos são randomizados para não haver “privilegiados”. Isto seria fantástico para um início de qualquer outra competição, pois assim, todos teria um Pokémon inicial relativamente barato.

Alternate_Rotoms_by_RazzyOxer-2

Neste momento, estou à procura do melhor lugar para realizar esta competição, mas já tenho algumas sugestões (mas estou sempre aberto a mais). Vou criar uma página no facebook para os futuros aderentes de qualquer uma das competições. Para já é isso! Até mais!


4 Comments

Add a Comment
  1. quero o rutom nds XD

    1. Va lá…. Já me pediram a Wii, :).

  2. O “Rotom jogo” está muito bem feito 🙂

    1. Obrigado! 🙂 Eu prefiro o Charging! (Só nas próximas edições, XD )

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2018 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2018 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: