Rubrica: Sabias Que? ‘2’ (2)

Boa Noite!

Espero que estejam preparados para mais um “Sabias Que?” desta segunda fase, e vou tentar que esta rubrica saia todos os dias 05 e 20 de cada mês.

Sabias_Que2-2

O assunto de hoje é “Capsule Monsters”, sabem o que é!?

Fiquem a saber mais vendo o Post Completo!


Capsule_Monsters_Logo

Capsule Monsters (カプセルモンスター) foi o conceito inicial de Satoshi Tajiri relacionado com o projecto Pokémon, que foi proposto à Nintendo em 1990. Segundo o livro ‘Pikachu’s Global Adventure’, este conceito inicial traça um caminho de regresso à infância de Tajiri, durante a qual ele coleccionava insectos.

O nome “Capsule Monsters” foi inspirado pelas maquinas gashapon* japonesas. Aparentemente, Tajiri teve problemas em registar o nome “Capsule Monsters” tendo mudado primeiro para CapuMon (カプモン) e mais tarde para “Pocket Mosters”, ou simplesmente Pokémon, como é conhecido.

*aquelas máquinas que oferecem bonecos dentro de bolas de plástico;

Vários são os Pokémon que se acredita terem tido origem neste conceito inicial, com o famoso caso do combate entre o Nidorino e o Gengar. Outros são Lapras, Rhydon, e Slowbro, embora muitos dos esboços sejam genéricos e lembrem figuras semelhantes a dragões que se podiam vir a tornar em diversos dos Pokémon existentes actualmente.

Presume-se que a jogabilidade de Capsule Monsters não se focava na captura dos monstros como se mostrou o conceito final de Pokémon. Em vez disso, o treinador tinha uma habilidade de carisma que tinha de fazer crescer para atrair os monstros selvagens para si. Os treinadores podiam participar em combates entre si, e possivelmente vários treinadores aparecem com chicotes por ser aquilo que resta da mecânica antiga. O treinador pode restaurar a saúde do seu monstro ao fica num hotel, que teria dispositivos de cura, em tudo semelhante aos Centros Pokémon.

Além disso, um dos conceitos de arte mostra os treinadores a comprar monstros numa espécie de loja de animais, provavelmente, um conceito semelhante à compra de Pokémon no Game Corner ou do caso do Vendedor de Magikarp. A ideia original não incluía a existência de duas versões, mas sim duma versão única, e assim as trocas seriam encorajadas com a existência de “Mirage Monsters”, criaturas com uma baixa taxa de encontro.

Algumas imagens das artes conceituais:


Capa de ‘Capsule Monsters’, com o confronto de Nidorino e Gengar (conceitos iniciais)


Conceito inicial do mapa de Kanto, com a presença de um logo alternativo


Conceito inicial da PokéBola, ou seria ‘CapuBola’!?


Conceito inicial do personagem e do Rhydon


Conceito inicial daquilo que viria a ser o Poké Mart


Conceito inicial duma aldeia/cidade


Conceito inicial do quarto do personagem


Conceito inicial daquilo que viria a ser o Celadon Hotel, ou um simples Centro Pokémon


Interacção dos treinadores numa rota


E assim termina este… Sabias Que?
Deixem as vossas opiniões sobre este tema!

Se tiverem ideias para esta rubrica, enviem mail para: sabias_que_pkportuga@sapo.pt

4 Comments

Add a Comment
  1. Tiago Cardoso

    Já sabia disso. Aliás, diz-se que o 1º Pokémon que foi criado foi o Rhydon! 😀

    1. Pois foi.No meio dos varios jogos nunca encontraste sempre umas estatuas estranhas?Essas estatuas sao Rhydons,e uma homenagem ao primeiro pokemon a ser criado.¦)

      1. Tiago Cardoso

        Ah, já me lembro (bem me parecia que eram Rhydon, mas não sabia porque havia estátuas daquele Pokémon)! Obrigado pela explicação! xD

  2. Mal li “capsule monsters” pensei logo em Yugioh 🙂

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2018 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2018 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: