Rubrica: Sabias Que? ‘2’ (6)

Boa Noite!

O “Sabias Que?” deveria ter saído no dia 05, mas tenho andado mais atarefado que o normal e não consegui, mas vamos ao que interessa! Espero que gostem do tema!

Sabias_Que2-6

Pele negra, cabelo loiro comprido, lábios grandes vermelhos e ancas grandes… lembra-vos alguma coisa!? A Jynx um Pokémon introduzido na Geração I como sendo nativo de Kanto, sempre foi alvo de vários preconceitos!


Começo com a tradução dum excerto da matéria feita por Carole B. Weatherford em Maio de 2000 intitulada de “Pokémon Politicamente Incorrecto”:

“O personagem Jynx, Pokémon #124, tem decididamente características humanas: pele negra, lábios grandes rosas, olhos esbugalhados, uma farta cabeleira loira lisa e uma figura completa, com clivagem e ancas sinuosas. Posto de outra forma, a Jynx assemelha-se a uma drag queen com excesso de peso saída do Little Black Sambo, um estereótipo racista de livros infantis há muito purgados das bibliotecas.

Enquanto os jovens entre os 10 e 12 anos não acham Jynx ofensivo, os seus pais e avós sentiram. Nós temos de chamar os bois pelos nomes. E já vimos estereótipos racistas suficientes para saber quando vemos um (…) Jynx denigre claramente os Afro-Americanos, particularmente as mulheres. No final do Século XX, como poderiam os animadores de computadores japoneses desencadear uma ameaça tão culturalmente insensível no mercado global?

(…)Até o nome de Jynx é uma variação do termo “jinx”, que significa portador de má sorte, tendo conotações negativas. Além disso, o nome de Jynx sugere uma ligações com feiticeiros e voodoo, práticas enraizadas na religião Africana, mas muitas vezes ridicularizadas pela cultura ocidental.”

Com as partes que coloquei acima da matéria vê-se o impacto que o aspecto original de Jynx causou no Ocidente, sendo que no Japão tinha sido aceite com naturalidade. O primeiro episódio com a presença de Jynx acabou adiado devido ao problema com o episódio do Porygon. Até quando o Japão repetiu o episódio em 2012, a cor de Jynx tinha sido alterada para o atual púrpura!

Curiosamente o artigo acima citado foi escrito dias antes do lançamento desse episódio nos EUA, e depois disso vários foram os problemas com os episódios em que Jynx aparece:
– Aquando do lançamento de Gold/Silver a artwork oficial de Jynx foi alterada, fazendo com que ela começasse a surgir com a cor púrpura;
– Smoochum, a pré-evolução de Jynx, recebeu logo a cor púrpura para evitar que sofresse com os mesmo problemas da sua forma evoluída;
– A cassete com o episódio “Hi-Jynx Natalício” nunca foi entregue à Cartoon Network depois do canal comprar os direitos, fazendo com que o mesmo nunca conseguisse reexibir o episódio;
– Jynx foi o único Pokémon que nunca teve uma figura disponível para venda no já extinto Pokémon Center de Nova Iorque;
– Um episódio de Johto, “A Caverna no Gelo” foi banido porque Jynx era a personagem predominante do episódio (não sendo banido devido ao vírus semelhante ao SARS como muitos acreditam), felizmente o episódio não causa nenhum grande “buraco” na história;
– Uma cena onde surge uma Jynx negra no episódio “Um Belo Beautifly” foi cortada na versão ocidental do episódio (imagem abaixo);

– Nos episódios referentes ao Concurso de Pacifidlog aparece uma Coordenadora com uma Jynx, mas felizmente é a sua primeira aparição com a cor púrpura, fazendo com que os episódios sejam exibidos normalmente. Desde então, a Jynx aparece sempre com a sua nova cor.


Pessoalmente acho que o preconceito que a Jynx não faz muito sentido, até porque existe o Mr. Popo em Dragon Ball Z, que recentemente em Z Kai aparece pintado de azul (coitado xD). Espero que tenham gostado deste breve análise, e termina assim mais um Sabias Que?!

Deixem as vossas opiniões sobre este tema!

Se tiverem ideias para esta rubrica, enviem mail para: sabias_que@pkportuga.pt

7 Comments

Add a Comment
  1. É a coisa mais ridícula que eu já li. Não têm os lábios assim? Não têm os olhos e a cor da pele assim? Eu tenho orgulho na minha raça e não me preocupo quando me chamam de branco. É apenas um boneco e felizmente os miúdos perceberam isso, já os pais, são ignorantes e revelam um coitadismo estúpido.

    Jamais se deve de misturar ficção com realidade. Possivelmente existirão mais pokemons polêmicos

  2. João Pedro Carvalho

    Concordo. A Jynx sempre foi um dos meus Pokémon favoritos e provavelmente por causa destes preconceitos estúpidos nunca teve uma evolução como o Magmortar e o Electivire, ficando um pouco esquecida. Pode ser que agora possa ter uma Mega evolução.

  3. alguem aqui conhece algum programa para o pc de animações muito bom? de preferencia gratuito

  4. OMD Mr. Popo de AZUL?! É preconceito para com os aliens de Neptuno! XD

  5. Infelizmente, ainda há pessoas que possuem mentes decrépitas. Será que se houvesse algum palhaço com este aspecto, seria expulso a murro e pontapé do palco de um circo? OMG

  6. Descobri outro, o Probopass (que dizem que é o estereotipo do judeu).

  7. Tiago Cardoso

    Na realidade, a principal inspiração para a criaçao da Jynx foi uma moda que houve nos anos 90 do séc XX no Japão, o Ganguro – http://es.wikipedia.org/wiki/Ganguro (link em espanhol). Na altura, o pessoal por trás de POKÉMON não teve medo de repercurssões ao criar a Jynx, pois no país-natal da franquia, o Japão, não há tanta sensibilidade racial como nos Estados Unidos da América (atenção, não estou a dizer que os japoneses são racialmente insensíveis ou racistas [ou melhor, são, mas tal como, na minha opinião, todos os povos e países são racistas, mas cada povo ou país à sua maneira], «sensibilidade racial dos japoneses» é uma maneira de escrever que os japoneses têm um conceito de racismo diferente de boa parte do mundo ocidental [tal como escrevi entre parêntesis rectos anteriormente]). :\
    Para mim, ou essa tal Carole B. Weatherford ou não pesquisou as coisas antes de as escrever como deve ser, ou fez, por algum motivo, de propósito! >:(

Deixar uma resposta