Rubrica: Sabias Que? #01

Boas Pessoal!

Já gravei este ‘Sabias Que?’ há cerca de um mês, mas só agora consegui montar o vídeo. Basicamente serve como teste para saber se a rubrica pode funcionar no formato vídeo. Espero que gostem do resultado, e não se esqueçam de deixar as vossas sugestões para futuros vídeos!

O texto que li durante o vídeo foi escrito por mim com base em informações recolhidas noutros sites, e espero que gostem do texto final… deixem a vossa opinião sobre o assunto!

Fiquem bem, Portuga!

Como todos sabem, em Gold e Silver nós temos de enfrentar oito líderes de ginásio em Johto, e ainda a Elite Quatro. Depois é aberto o acesso a Kanto, onde temos de enfrentar, mais uma vez, oito líderes de ginásio e uma nova Elite. Como bónus, no fim podemos enfrentar o Grande Campeão que se encontra no Mt. Silver, estou a falar de Red.

Como sabem, o Red foi a nossa personagem durante os jogos da primeira geração e como tal não mencionava uma única palavra durante os jogos. O combate começa duma maneira… normal… mas Red também não menciona uma única palavra, nem refere que é o Grande Campeão da Região Kanto.

Os jogos passam-se três anos após os acontecimentos originais de Kanto… e nem Blue, que assumiu o ginásio de Viridian, nem a mãe do personagem, sabem o que é feito do campeão. A Team Rocket nunca menciona o nome do rapaz… apenas os acontecimentos.

É estranho… embora o combate seja um combate normalíssimo, depois de derrotarmos o Red no Mt. Silver, ele simplesmente desaparece. Que quer isto dizer? Não sabemos ao certo…

Na realidade, o mesmo acontece nos jogos da quarta geração que são os remakes destes, em HeartGold e SoulSilver o cenário é idêntico… no começo do combate, ele nada diz, e no final ele simplesmente desapareceu…

Por detrás disto, criou-se a teoria de que Red é na realidade um fantasma… será que isto é a realidade? Nunca saberemos ao certo…

2 Comments

Add a Comment
  1. Tiago Cardoso

    Parabéns, o vídeo de YouTube está muito bem feito! Continua a desenvolver cada vez melhor esta rubrica! ;D
    Porém, recomendo-te que faças os vídeos como, por exemplo, os do UnNerdyNerd, constituídos pelas imagens e pelos vídeos, e não uma imagem estática como teve a maior parte do vídeo, com um pequeno vídeo no canto.
    Quanto à teoria em si, não é má, e até é bem plausível. O Red se calhar morreu no Monte Silver (de acidente, ataque de Pokémon selvagem(ns), sei lá), sítio descrito como extremamente perigoso, de tal maneira que o Prof. Oak só nos deixa lá ir se conquistarmos os 16 crachás de Johto e de Kanto (e acho que também ambas as Elites Quatro), sinal de que já somos bem experientes, e por isso nos sabemos desenvencilhar sozinhos. Curiosamente, achei estes 3 parágrafos na página da Bulbapedia sobre o Red:
    «Red continues as a wandering Trainer, eventually making his way to the caves of Mt. Silver, where he trains his Pokémon alone. In the process, he becomes so distant from the people close to him that he does not even talk to his mom via PHONE anymore.
    Eventually, Ethan, Kris, or Lyra arrives at Mt. Silver and challenges Red, identified only as a Pokémon Trainer. If defeated, Red vanishes from Mt. Silver, and returns every time the Elite Four is defeated again by the player of Gold, Silver, Crystal, HeartGold, or SoulSilver.
    Some time later, Red has been shown to finally come back into public life, as he enters the Champions Tournament of the Pokémon World Tournament in the Unova region.»
    Traduzindo para português, seria mais ou menos assim:
    «O Red continua a ser um treinador viajante, acabando por seguir o seu caminho para as cavernas do Monte SIlver, onde treina o seu Pokémon sozinho. Pelo caminho, ele torna-se uma pessoa distante de quem lhe era próximo que nem sequer fala com a própria mãe ao telemóvel.
    Eventualmente, o Ethan, a Kris, ou a Lyra chegam ao Monte Silver e desafiam o Red, identificado apenas como um treinador Pokémon. Se derrotado, o Red desaparece do Monte Silver, e retorna cada vez que a Elite Quatro é novamente derrotada pelo jogador de POKÉMON GOLD/SILVER/CRYSTAL/HEARTGOLD/SOULSILVER.
    Algum tempo depois, foi mostrado que o Red retomou finalmente à vida pública, dado que ele entra no Champions Tournament da Pokémon World Tournament da região de Unova.» :\
    No entanto, na mesma página, encontrei algo interessante:
    «When Red is encountered at the summit of Mt. Silver during Generation II and Pokémon HeartGold and SoulSilver, he has no speech, merely repeating sets of ellipses before beginning the battle. This is a reference to his silent role in Generation I, as he only answered choice questions like Yes or No. This unique characteristic remains in later generations, especially in the remakes.
    In Pokémon FireRed and LeafGreen, Blue sarcastically calls him a “chatty gossip”.»
    Tradução (mais ou menos) literal:
    «Quando o Red é encontrado no cume do Monte Silver na Geração II e em POKÉMON HEARTGOLD/SOULSILVER, ele não tem nenhum discurso, apenas repete um conjunto de reticências antes de começar o combate. Isto é uma referência ao seu papel silencioso na Geração I, como ele só respondeu a perguntas de “Sim” ou “Não” [no entanto, ele fala através umas frases com a Copycat (uma mímica que aparece em POKÉMON RED/BLUE/YELLOW/FIRERED/LEAFGREEN)]. Esta característica única aprece em gerações posteriores, especialmente nos remakes.
    Em POKÉMON FIRERED/LEAFGREEN, o Blue chama-o sarcastimento de “fofoqueiro tagarela”. [Confessa, Blue, estás com dor de cotovelo (lol)!]» 😀
    Cá para mim, o Red tem problemas de fala (cordas vocais danificadas, timidez, sei lá)! ;-P

  2. Tiago Cardoso

    Perdão pelo seguinte erro ortográfico: «sarcastimento» = «sarcastimente».

Deixar uma resposta