Pokémon em Portugal e no Mundo (2016)

Olá Pessoal

É certo que o ano de 2016 terminou há já um mês, mas mesmo assim venho deixar o típico balanço do ano que faço desde 2010 por sugestão do Ivan. Para verem os anteriores, se houver interesse, basta ir ao arquivo de cada mês de Dezembro (ou Janeiro em 2015) ou até na nossa página ‘Sobre’.

2016 foi o ano do #Pokémon20 e do lançamento de Sun & Moon
…como tal tivemos vários acontecimentos, e podes saber de todos eles neste artigo!

Em Janeiro começamos a sentir o clima de 20º aniversário, com anúncio de capa personalizada para a New 3DS e é desfeita uma confusão relativa a um lançamento TCG no Japão. O Pokkén Tournament anunciava novo personagem, enquanto o evento de Hoopa terminava em Portugal. A Nintendo anunciou bundles dos 20 anos, e também uma distribuição de míticos… tudo pelo #Pokémon20. Nos EUA anunciava-se o nome de mais uma temporada, e do outro lado do mundo a Pokémon Company alertava os treinadores sobre os rumores falsos de GO, e a CoroCoro anunciava a chegada de aves lendárias com habilidades ocultas.

A Pokémon Company menciona o facto de ter um anúncio previsto para o Super Bowl, revelando depois o vídeo no próprio canal. Acabamos por saber que Chandelure é o lutador do Tournament, e só o vemos em ação no final do mês. A Nintendo fala das capas decorativas em Portugal, e temos direito a um site oficial de Tournament e Super Mystery Dungeon. TCG Fates Collide é anunciado para Maio, mas antes deste chegaria o Generations como mais um momento #Pokémon20, e um novo jogo surgia no Japão… Detective Pikachu surge depois de quase três anos, mas ficou-se por lá… Sabemos mais sobre o novo filme, e começam a surgir rumores de novos Pokémon… mal sabíamos nós, o que estava para ser anunciado…

Fevereiro é o mês #Pokémon20, e por cá começamos logo com a confirmação dos eventos dos míticos com a chegada de Mew (também disponível em Virtual Console no Japão) às lojas FNAC. Ficamos a saber de uma conferência sobre GO em Março, e ainda que o jogo não terá um lançamento mundial. O aproximar do #Pokémon20 traz vídeos com Masuda e Ishihara, vários Nendoroid são anunciados e até o site do Pokémon Center reabre. A CoroCoro lança uma BOMBA ao revelar um novo Pokémon e mais detalhes sobre o filme 19, mas os fãs não faziam ideia de que mais Magearna traria.

Este mês ficou marcado pela chegada de Super Mystery Dungeon à Europa, e outros Mystery Dungeon e um Ranger chegaram à Virtual Console. Ficamos a saber que Tournament na 3DS é improvável, e pequenos rumores surgem sobre a chegada de um novo jogo (Rainbow). A aplicação Nintendo Anime Channel recebe a Liga Índigo, e outros jogos Nintendo comemoram o #Pokémon20. É anunciado o lançamento de bandas sonoras da franquia, e a chegada de um Pikachu Gordinho ao Japão… até que se revela a data para um #PokémonDirect… e novas marcas de jogos são registadas!

O #PokémonDirect revela a maior novidade do ano, e ficamos a saber que novos jogos estavam a caminho. Afinal Magearna pertence a uma geração de Pokémon! Com o lançamento dos clássicos na Virtual Console, e o anúncio de novos jogos… #Pokémon20 estava apenas a começar!

Chegava Março e Celebi era o mítico do mês, sabemos mais detalhes sobre o filme 19 que conta com a presença dos míticos Volcanion e Magearna. É revelado que o Pokémon Bank poderá receber Pokémon de RBY, e temos um evento dos três Regis na aplicação. A conferência de GO foi cancelada, mas com o passar do mês vários detalhes e informações foram adiantadas sobre o jogo… principalmente com o início dos testes beta. Eric Medalle deixou este mundo, mas a criatividade viverá para sempre na franquia!

Novidades Sun & Moon apenas no mês seguinte, e é claro que as teorias vão aparecendo. É lançado o jogo Pokkén Tournament, e as aves lendárias com habilidade ocultas vão surgindo aos poucos na Europa. O Japão prepara-se para receber Pokémon Comaster, e também se fala na distribuição de Volcanion. TCG dá cartas pelo mundo, e é responsável por mais um record mundial da franquia, o Ocidente prepara-se para receber o Ash-Greninja EX Box, enquanto o Japão já só pensa no Cruel Traitor. Ishihara falou sobre a franquia em entrevista, e o novo serviço de fidelização da Nintendo chegou a Portugal.

Em Abril águas mil… e novidades houve!? Jirachi foi o mítico deste mês, mas não conseguiu realizar o maior desejo que era informações sobre Sun&Moon. Sobre os novos jogos apenas tivemos marcas registadas, que se vinham a confirmar como reais. O anime comemora 19 anos no Japão (que poderemos esperar este ano?), e os treinadores japoneses contam com mais Pokémon com habilidade ocultas. Após passearem pela Europa, as aves lendárias chegam à América, e o Hoopa regressa novamente. O jogo Pokémon Comaster chegou ao Japão, e o sistema Android recebeu jogos lançados em 2014 (TCG Online; Camp).

Recebemos mais informações sobre GO, e tivemos acesso a mais um trailer do 19º filme. O Shuffle Mobile recebe uma atualização com novos itens (após a versão 3DS ter recebido em março), sabemos os resultados provisórios do Pokémon Elections e existe a previsão do lançamento de um Live Action de Pokémon. Após ter chegado ao Japão e Europa, a versão física de Rumble World chegou à América. Enquanto a aplicação Pokémon Jukebox vai ser descontinuada, e um novo controlador é anunciado para Pokkén Tournament Wii U. Shiny Yveltal começa a chegar à Europa, e o mesmo acontece com Zygarde na Europa e América.

As primeira novidades S&M oficiais chegaram em Maio, e em loja foi possível conseguir mais um mítico, desta vez Darkrai. É criado um novo programa de variedades para o Youtube, o Pika-Chan, e as aves lendárias aparecem através da newsletter do Trainer Club. Enquanto Shiny Yveltal e Xerneas chegam à América via net, à Europa vão chegando via Serial Code. O Iberanime LX recebeu um torneio de Pokkén Tournament, e conhecemos mais detalhes sobre GO (como incubadoras), que teve a beta aberta aos EUA.

Tivemos oficialmente as primeiras informações Sun & Moon, onde conhecemos os iniciais e alguns pequenos detalhes sobre os jogos… parece que a customização de personagens regressa, e comecemos a ter mais novidades prometidas. Ainda sobre SM, a CoroCoro revela novo trailer com vislumbre de novo Pokémon, e conhecemos novo cenário de combate.

Este mês ainda ficou marcado com a estreia de XYZ no Brasil com novo elenco de dobragem, com o anúncio de TCG Steam Siege, do qual fará parte Magearna, para o ocidente com cartas dual-type, mais detalhes sobre o 19º filme e ainda o regresso do mítico Mew do #Pokémon20 via internet.

Junho fica marcado pela chegada do Príncipe dos Mares, Manaphy, e com a renovação do catálogo Netflix o 18º filme chega com a dobragem nacional. Mais informações SM chegaram em trailer, detalhes sobre os mascotes, informações sobre habitantes e ainda sobre novas mecânicas (com discos Ga-Olé compatíveis). Foi revelado que Pokémon estaria na E3 com SM e GO, os assuntos do momento! Falou-se pela primeira vez em potenciais evoluções finais dos iniciais de Alola, que acabariam por se confirmar! Mais jogos da série Ranger chegam à Virtual Console, e temos mais informações GO avançadas.

O Pokémon Elections termina no Japão, declarando Greninja como favorito enquanto Simisear fica em 720º lugar (sendo distribuído também). Ficamos a saber quando se realizam os Campeonatos Nacionais de TCG, e ainda que todos os participantes Play Pokémon receberão um Shiny Mewtwo. Primeiro a CoroCoro revela mais Pokémon e formas alternativas dos mascotes, e depois temos detalhes, novos Pokémon e o Battle Royal revelados na E3. Zygarde e as suas formas estão presentes em Alola, temos algumas edições especiais revelados, e que também os QR Codes terão bloqueio regional.

Uma atualização Pokkén Tournament revela potenciais novos lutadores (que acabariam por se confirmar), mais pequenos detalhes de GO são conhecidos na E3, e a CoroCoro Ichiban revela um Magearna alternativo que é visto em novo trailer. Pokémon volta ao McDonald’s em Portugal, e Pokémon 4Ever passa no Cinemundo… para terminar, as novidades de julho são antecipadas por leaks e confirmadas pela Pokémon Company.

O sétimo mês do ano, Julho, fica marcado pela febre Pokémaníaca causada pelo lançamento de Pokémon GO, e o mítico deste mês foi o pequeno Shaymin. Tivemos informações sobre novos Pokémon, funcionalidades e ainda a distribuição de Magearna. Mas sem dúvida que GO roubou o mês para si, afinal com o seu lançamento por todo o lado se falou do jogo, rádio, televisão, revistas… o jogo chega aos poucos a diferentes países, e foi assunto em vários canais de televisão, um verdadeiro regresso à Febre Pokémon!

Mesmo assim, Sun & Moon teve o seu espaço durante o mês, um novo Pokémon revelado na Japan Expo em Paris, a CoroCoro trouxe mais Pokémon, e depois um trailer com mais revelações e funcionalidades. Começa a pré-reserva dos jogos em Portugal, e os clássicos recebem descontos na Virtual Console. O mítico Darkrai torna-se lutador do Tournament, e com o 19º filme no cinema sabemos o seu resumo e conhecemos o teaser do filme de 2017. GO continua a ser lançado, e vários pequenos detalhes e informações vão sendo partilhados. Mais Mystery Dungeon chega à Virtual Console, ficamos a saber que o Global Link da Geração VI será encerrado, e ainda que o Live Action será focado no Detective Pikachu. O site oficial SM disponibiliza uma entrevista com os produtores.

Agosto trouxe-nos o Pokémon Alpha, e de forma desorganizada e sem aviso apareceram Shiny Yveltal e Shiny Xerneas nas FNAC. Novo trailer SM revela mais personagens, Pokémon e funcionalidades, mais tarde também a CoroCoro revela mais Pokémon e a Equipa Vilã (que são vistos antes do tempo, e confirmados oficialmente em trailer e informações no site). O 19º filme ganha nome e trailer ocidental, e a distribuição de Volcanion é agendada. Finalmente GO chega ao Brasil, e a outros países, sem nunca deixar de receber atualizações. Parece que Pokémon poderá chegar à NX (Switch), é revelado um manga Sun&Moon da CoroCoro e um novo Pokémon. Mais um jogo na Virtual Console, o Pokémon Snap (na Europa, depois de estar no Japão).

A Gamescom contou com a presença de Shigeki Morimoto, tivemos direito à revelação de mais um Pokémon, e ainda uma pequena entrevista a Masuda e Ohmori… enquanto isso no World Championships de São Francisco, alguns Pokémon foram apresentados, houve destaques portugueses e ficamos a saber que o próximo é na Califórnia! Um estranho Meowth começa a ser distribuído… e o Shuffle Mobile recebe uma nova versão!

O mês do Pokémon Vitória foi Setembro, e via internet ele chegou. Um #NintendoDirect trouxe um trailer Sun&Moon, com a revelação de mais Alolan e um evento para os jogos. Assim como tinha acontecido com Mew, também Darkrai regressou mais uma vez. Pokémon GO recebe nova funcionalidade, o GO Plus é colocado à venda, chega a mais países, e receberá um função Apple Watch. Sobre Sun & Moon, a banda sonora é anunciada, bem como brindes pré-reserva e conhecemos mais Pokémon e personagens. Ohmori comenta o seu trabalho, conhecemos um novo personagem que parece antigo, e a CoroCoro revela novos Pokémon e novas Ultra Beasts.

Por cá temos data para a estreia de XYZ, e uma mini-série chega ao canal YouTube da franquia, Generations que conta alguns momentos dos jogos. Pokémon regressa ao McDonald em Portugal como prometido (o evento Meowth passa a fazer sentido), e os japoneses ficam a conhecer a Saga SM do anime. Sabemos mais sobre as últimas revelações SM, e mais um trailer apresenta novos Pokémon, e ficamos a saber que o suporte do Bank chega em janeiro! O evento do Volcanion começa a chegar a alguns países, antecipando o que tinha sido revelado… e parece que uma demo SM está no horizonte!

Chega o 10º mês do ano, Outubro, e Keldeo é o mítico da vez… já o mítico Volcanion chega à Europa, e corre mesmo MUITO mal em Portugal! Os treinadores americanos têm mais uma oportunidade com Hoopa, e um novo trailer revela evoluções dos iniciais, outras funcionalidades e ainda que a demo se aproxima. Pokémon GO continuou a chegar a outros países, e foi recebendo algumas novas funcionalidades. O Holo Caster também seria descontinuado, e a CoroCoro revela mais Pokémon e informações. São avançados detalhes dos novos jogos pela imprensa, e um novo trailer confirma as informações da CoroCoro. Scizor é o mais novo lutador do Tournament, ficamos a saber mais sobre a Saga SM, e por cá estreia a temporada XYZ.

A versão demo de Sun & Moon fica disponível, ficamos a conhecer todos os Pokémon, itens e temos um novo trailer através dela. Ainda conseguimos conhecer a composição da Alola Dex, temos vários acontecimentos para acompanhar, e o site CPokémon faz uma compilação de entrevistas. A NX é revelada como sendo a Switch, uma consola híbrida, e o seu evento de apresentação acontece em janeiro. A Pokémon Company cria um spot publicitário que leva a nostalgia a todos os fãs, enquanto o TCG é responsável por revelar informações antes da hora… as formas finais dos iniciais são reveladas, bem como o Battle Tree. Pokémon GO recebe um evento especial de Halloween, e a Nintendo Anime Channel recebe mais uma temporada.

Eis que finalmente chega Novembro, mês de lançamento de Sun & Moon e em que temos de regressar às lojas por mais um mítico, desta vez Genesect! O novo lutador do Pokkén Tournament é Croagunk, SM ganha novos vídeos, e GO recebe bónus diários. Novamente o TCG revela coisas antes do tempo, e a CoroCoro revela novos Pokémon e novas Ultra Beasts. Recebemos mais novidades Sun & Moon, com o lançamento conhecemos linhas evolutivas, trials, e os inacessíveis do jogo.

Ficamos a saber que os criadores SM vão estar na Comic Con Portugal, temos o primeiro rumor Switch relacionado com a franquia, e temos acesso a mais detalhes sobre outros Pokémon. Os primeiros episódios da Saga SM são exibidos nos EUA, um evento do mítico Mew chega ao Reino Unido, e o Biggs revela a estreia do 18º filme para o mês de Dezembro. Pokémon GO recebe finalmente o Ditto, Pokémon que estava em falta, e o jogo Sun & Moon recebe a sua primeira missão global.

Chegou o último mês deste ano #Pokémon20, Dezembro acolhe Meloetta como último mítico, e Empoleon torna-se o mais novo lutador do Tournament. O mítico Arceus regressa para dar mais uma oportunidade ao treinadores, e ficamos a saber que a National Dex fará parte do Bank. O evento do mítico Magearna chega à América e Europa, através de QR Code. Sun & Moon recebe a primeira competição online, GO recebe um evento natalício, e ficamos a saber que o 20º filme da franquia poderá ser o mais nostálgico de todos…

Após receber vários novos lutadores, o Pokkén Tournament Arcade recebe evento natalício, enquanto que GO recebe mais eventos relacionados com as festas. Mesmo com o falhanço da primeira missão global, Sun & Moon está imparável e recebe a segunda missão que está relacionada com QR Codes, e ainda tem mais uma competição online no horizonte… Alola Friendly chegaria no início de 2017!


Como sabem, tento espelhar o mais importante ao longo do ano, não é possível enfiar todos os links neste resumo mas é claro que o essencial está aqui. Vamos ver o que nos reserva 2017, embora este primeiro mês tenha sido bem sossegado! Vamos aguardar por novidades.

Fiquem bem, Portuga

4 Comments

Add a Comment
  1. Um muito obrigado por todo este empenho… sem duvida k estás de parabéns

    1. Tento fazer o melhor que consigo para trazer todas as notícias à comunidade PT! Obrigado! =D

  2. Muito obrigado pelo site. Ajudou-me bastante no ano 2016.

    1. Tento fazer o melhor que consigo, espero que o site continue a ajudar em 2017! 🙂

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: