Pokémon, o Filme 20: Eu Escolho-te a Ti (Resumo Completo)

Olá pessoal

No final do mês de maio foi anunciada a World Premiere do 20º filme da franquia na Japan Expo 2017 em Paris, essa premiere aconteceu ontem e graças ao pessoal do PokéBeach temos direito a um resumo completo do filme (no artigo completo). O resumo foi traduzido por mim, caso encontrem algum erro avisem. Este filme vai estrear oficialmente nos cinemas japoneses a 15 de julho, e não tem qualquer previsão de estreia no ocidente!

Para aqueles que ainda não viram, deixo-vos o trailer mais recente do filme (agradeço ao Tiago pelo aviso) onde conseguimos ver mais cenas familiares que recontam o início da aventura de Ash!

Só devem seguir para o artigo completo se quiserem conhecer a história do filme! Caso prefiram manter o factor surpresa, não devem sequer abrir o restante do artigo!

O 20º filme começa da mesma forma que o primeiro episódio. Ash está a assistir a um combate na sua TV na Aldeia Paleta, mas o combate é de um Blastoise contra um Venusaur e um Gengar. Ash acorda na manhã seguinte atrasado para ir buscar o seu Pokémon Inicial, então ele não consegue o Squirtle que ele queria do Professor Oak. Gary, que apareceu segundos antes, escolher o Squirtle, e outros dois treinadores da Aldeia Paleta levaram os outros dois iniciais. Ash acaba por ficar com Pikachu, que não gosta dele inicialmente, mas acaba por se aproximar quando Ash protege-o do ataque dos Spearow. Após o Pikachu repelir os Spearow, Ho-Oh aparece nos céus e deixa cair uma Pena Arco-Íris. Esta parte inicial de cerca de 15 minutos é idêntica ao primeiro episódio. Delia também está presente, mas nada de Misty ou da sua bicicleta. Aparece o logo do filme e toca a música de abertura.

Ash e Pikachu continuam a sua jornada. Ele captura um Caterpie, e depois desafia Erika no Ginásio de Celadon. Ele conquista o seu terceiro crachá após derrotá-la (nesta realidade Erika é a terceira líder de ginásio).

Num Centro Pokémon em um bosque, Ash encontra um treinador que viu o seu Vaporeon facilmente derrotado por Entei. Ash decide ir atrás de Entei e conhece uma rapariga com um Piplup chamada Makoto (da Aldeia da Folha Verde) e um rapaz com um Lucario chamado Soji (da Cidade Véu de Pedra), que ambiciosa ser um Professor Pokémon. Os três encontram Entei juntos e tentam capturá-lo, sem sucesso.

Ash e Makoto começam a viajar juntos e evitam um Onix num certo momento. Marshadow aparece, embora nunca seja visto pelos personagens. Ele pode andar pelas paredes e continua a fazer aparições menores e secretas ao longo do filme.

Ash encontra um Charmander à chuva. O treinador de Charmander, Cross, acredita em poder e abandonou Charmander por considerá-lo fraco demais. Ash e Makoto levam Charmander para uma gruta onde conseguem reanimá-lo. Eles reencontram Soji nessa gruta, e ele explica que o seu objetivo é conhecer as três Bestas Lendárias: Entei, Suicune, e Raikou, que foram trazidos de volta à vida por Ho-Oh. Ash diz que o seu objetivo é conhecer e capturar Ho-Oh com a Pena Arco-Íris, e, graças ao livro de Soji, eles ficam a saber que o Ho-Oh vive no Monte Tensei. Eles decidem ir para lá.

O Caterpie de Ash evolui para Metapod num combate contra um Pinsir selvagem. Charmander evolui para Charmeleon. E Ash encontra novamente Cross. Eles usa o seu Charmeleon num combate contra o Incineroar de Cross, mas o Cross vence. Ash fica muito dorido com a derrota e começa a discutir com todos os seus amigos, incluindo Pikachu. Ash até diz a Pikachu “Eu devia ter escolhido Squirtle ou Bulbasaur em vez de ti” Ash tem um sonho flashback naquela noite, onde se encontra numa sala de aula e corre ao descobrir que todos os seus amigos desapareceram. Ash percebe as suas más atitudes e pede desculpas ao Pikachu, dando-lhe um forte abraço.

Eles continuam a sua jornada. Metapod evolui para Butterfree durante um confronto com um monte de Primeape. Então eles encontram um Butterfree Rosa que está a ser assediado por um Fearow – o Butterfree de Ash salva Butterfree Rosa e eles iniciam um romance. Eventualmente, Ash deixa o Butterfree atravessar o mar com o seu amor para terem filhotes, embora Ash fique incrivelmente triste.

Makoto se depara com Suicune e, eventualmente, todos se deparam com Raikou também. Eles encontram um senhor de idade, Bonji, um pesquisador que está atrás de Ho-Oh há 20 anos.

As três crianças e Bonji chegam ao Monte Tensei, onde eles encontram Cross novamente. Ash e Charmeleon combatem mais uma vez contra Incineroar, e vencem facilmente após Charmeleon evoluir para Charizard. Cross lamenta a derrota e rouba a Pena Arco-Íris, que usa para tentar chamar Ho-Oh. Cross diz que também viu Ho-Oh, e como tal pensa ter o direito de o convocar.

**quem assistiu não se recorda do motivo** Marshadow aparece e possui a pena e alguns Pokémon selvagens, e então começa a atacar os humanos. Marshadow acabar por possuir o Lycanroc de Cross. Ele quase mata Cross com um ataque, mas Charizard bloqueia esse ataque. Cross começa a mudar de carácter e começar a ajudar todos os outros. Mas todos estão sobrecarregados com os Pokémon selvagens, pois estão todos a tentar atacar Pikachu com ataques combinados. Num movimento semelhante à cena dos Spearow do primeiro episódio, bem como à cena no filme de Mewtwo, Ash bloqueia o ataque para proteger Pikachu e parece morrer.

O corpo de Ash desaparece, deixando para trás apenas o chapéu. Pikachu dispara um enorme Relâmpago contra Marshadow e chora por Ash, que aparece numa realidade alternativa (uma espécie de vida após a morte). Ash vê o Pikachu e tenta correr para ele, mas sem sucesso. Numa cena que emocionou todo o público, Pikachu fala diretamente para o Ash em japonês dizendo ‘Quero estar contigo para sempre’. Eventualmente, eles reencontram-se graças ao Ho-Oh e à Pena Arco-Íris, recriando a lenda que Ho-Oh concede vida aos mortos. Ho-Oh acalma todos os Pokémon selvagens, Marshadow acalma-se e as coisas voltam ao normal.

Ash desafia Ho-Oh para um combate usando o seu Pikachu. Pikachu perde facilmente, mas foi um bom combate. Ash leva o seu Pikachu para um Centro Pokémon, o senhor de idade (Bonji) decide permanecer nas terras selvagens. Ash, Soji, Makoto e Cross seguem os seus caminhos distintos. Makoto regressa para casa e para a sua mãe (ela parece-se com Cynthia no flashback, mas é improvável que seja ela) e Soji promete encontrar Zapdos, Articuno e Moltres. Ash continua a sua jornada para ser um Mestre Pokémon.

Nos créditos finais teremos breves aparições dos antigos amigos de Ash – Brock, Misty, Tracey, May, Max, Dawn, Iris, Cilan, Serena, Bonnie, e Clemont. A própria Team Rocket, embora presente no filme, teve poucas interações como é usual.


O resumo mostra-se um recontar dos primeiros momentos da franquia e como o amor entre Ash e Pikachu acaba por ser forte independentemente da versão alternativa. Temos referências a Sinnoh, como a cidade natal dos dois amigos, mas podem não passar disso mesmo… referências!

Fiquem bem, Portuga

6 Comments

Add a Comment
  1. Tiago Cardoso

    Há aqui coisas trocadas em relação ao 1º episódio de POKÉMON: originalmente, a luta que o Ash via na televisão era um Gengar x Nidorino/Onix, e o ele queria um Charmander. :\
    Hã?! No 20º filme, foi o Cross que abandonou o Charmander (aqui, ele parece obedecer sempre ao Ash)?!? o.O
    Bonji… Já se sabe, então, quem é o velhote que apareceu em 1 ou 2 trailers do filme! B-P

    1. Todas as alterações são normais, afinal podemos afirmar que se trata de uma realidade alternativa para as aventuras de Ash e Pikachu!!

  2. Tiago Cardoso

    Eu alterava o seguinte: «mas o combate é de um Blastoise contra um Venusaur e Gengar» = «mas o combate é de um Blastoise contra um Venusaur e um Gengar», «Ash e Charmeleon combatem mais uma vez contra Incineroar, e vence facilmente após Charmeleon evoluir para Charizard.» = «Ash e Charmeleon combatem mais uma vez contra Incineroar, e vencem facilmente após Charmeleon evoluir para Charizard.» E também vi os seguintes erros: «Gary, que apareceu segundos antes, escolher o Squirtle» = «Gary, que apareceu segundos antes, escolheu o Squirtle», «Ash e Makoto levam Charmander para uma gruta onde consegue reanimá-lo» = «Ash e Makoto levam Charmander para uma gruta onde conseguem reanimá-lo», «Eles reencontram Soji nessa gruta, e ele explicar que o seu objetivo é conhecer as três Bestas Lendárias» = «Eles reencontram Soji nessa gruta, e ele explicam que o seu objetivo é conhecer as três Bestas Lendárias», «Eventualmente, eles reencontram-se graças ao Ho-Oh e à Pena Arco-Íris, recriando a lenda que Ho-Oh concede vida aos mortes.» = «Eventualmente, eles reencontram-se graças ao Ho-Oh e à Pena Arco-Íris, recriando a lenda que Ho-Oh concede vida aos mortos.»

  3. Tiago Cardoso

    «Temos referências a Sinnoh, como a cidade natal dos dois amigos, mas podem não passar disso mesmo… referências!»
    Acredito que essas referência indicam que irão haver remakes de POKÉMON DIAMOND/PEARL. 😉
    Eh, pá, este filme promete! Dá-me vontade de o ver! B-D

  4. Tiago Cardoso

    Eh, lá! Segundo este link do TV TROPES sobre o filme – http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Anime/PokemonIChooseYou – o Souji tinha um Luxray que foi mostrado a morrer devido às baixas temperaturas no filme para proteger o seu treinador, na altura uma criança, depois de ter um acidente de esqui! :O

    1. Realmente é uma informação interessante!! Agradeço pelas dicas de correção!

Deixar uma resposta