Jogos



Mapa do Japão, onde está indicado a zona em que se basearam para Regiões Pokémon
Unova (Geração V) foi baseada em Nova Iorque, e Kalos (Geração VI) em França


Os jogos da série Pokémon são alguns dos jogos mais vendidos da empresa Nintendo. A maioria dos jogos introduzem novos Pokémon e novas regiões, sendo para consolas portáteis da Nintendo. Neste momento, já são 25 os jogos lançados na série principal, e vão desde Pokémon Red e Blue até aos novos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Em cada jogo temos uma Pokédex Regional diferente.


Gerações de Jogos
Os jogos Pokémon foram sempre sofrendo grandes alterações de geração para geração. Os primeiros lançados para o antigo Game Boy e os mais recentes para a Nintendo 3DS. Sempre foram caracterizados pela ligação entre jogos, inicialmente pelo Cabo Game Link e actualmente via Wireless e Wi-Fi.


Nos jogos da série principal, existem sempre dois objectivos: capturar todos os Pokémon e derrotar a famosa Elite Four, onde se tem de ter uma equipa forte para vencê-los. Antes de a enfrentar, o jogador tem de conquistar os 8 crachás, derrotando os Líderes de Ginásio.


Só se pode transportar uma equipa de seis Pokémon, por isso existe o PC com ‘Boxes’ onde podemos guardar os outros Pokémon capturados. É necessário uma estratégia para combinar os ataques, principalmente a partir de Pokémon Diamond and Pearl, de forma a causar grandes danos nos Pokémon. Cada Pokémon tem pontos de vida (HP) que quando se esgotam, o Pokémon desmaia e não pode batalhar até ser recuperado num Centro Pokémon.


Abaixo podem ver os jogos da série principal já lançados!


Geração I (1996-1999)
Geração II (1999-2002)
Geração III (2002-2006)
Geração IV (2006-2010)
Geração V (2010-2013)
Geração VI (2013-)


Informação baseada no Bulbapedia/Pokémon Mythology