Geração III


Geração II
Geração IV

Em Março de 2003, foram lançados os primeiros jogos da Geração III, que foram feitos para o Game Boy Advance: Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire, que ultrapassaram as 3,1 milhões de unidades vendidas, sendo os mais vendidos no Japão em 2002 e trazem 135 novos Pokémon.


Em 2004, Pokémon Red & Green ganharam remakes para o Game Boy Advance e foram lançados como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen. FireRed & LeafGreen voltava ao cenário dos primeiros jogos onde se refaz uma jornada por Kanto e se tem a possibilidade de capturar os 151 Pokémon originais. Os jogos ainda trazem uma nova área do Mundo Pokémon: as Sevii Islands, onde era possível achar e capturar Pokémon nativos de Johto. Foram os jogos mais vendidos da Nintendo entre 2004 e 2005.


Em 2005, a geração termina com Pokémon Emerald, o jogo era uma versão complementar para Ruby & Sapphire e trazia novos recursos, como o retorno das animações dos Pokémon ao início das batalhas, conceito já usado em Pokémon Crystal, uma nova área repleta de desafios chamada Battle Frontier. Foi o segundo jogo mais vendido do Japão em 2005.


Pokémon Ruby/Sapphire
 


Pokémon FireRed/LeafGreen
 


Pokémon Emerald


Geração II
Geração IV