Geração IV


Geração III
Geração V

Em Setembro de 2006, foram lançados os primeiros jogos da Geração IV, desta vez foram jogos para a consola Nintendo DS. Pokémon DiamondPokémon Pearl trouxeram uma nova região e ainda 107 novos Pokémon, que fizeram chegar aos 493 Pokémon. Estes jogos trazem algumas novidades relacionadas com ataques e ainda trazem de regresso a transição de dia e noite experimentada na Geração II. A grande novidade acaba por ser a possibilidade de jogar online com jogadores de todo o Mundo através da funcionalidade Nintendo Wi-Fi Connection.


Passado dois anos, em Setembro de 2008 é lançado Pokémon Platinum que é considerado o Pokémon Yellow da Geração IV. Este jogo traz-nos algumas novidades em relação aos dois antecessores, tanto a nível de história, como em modo de jogo. A nível de novidades existe um aumento de funcionalidades online através da Nintendo Wi-Fi, a existência da Battle Frontier, novas áreas como Distortion World e muito mais.


No final de 2009, foram lançados os tão esperados remakes de Pokémon Gold & Silver, com os nomes de Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver. Estes jogos marcam assim o encerramento desta geração de jogos Pokémon, e levam os jogadores de volta às aventuras em Johto e Kanto. Nestes remakes voltamos a ter os 16 crachás para ganhar, e ainda vemos tudo isto nos novos gráficos da Nintendo DS.


Pokémon Diamond/Pearl 
 


Pokémon Platinum


Pokémon HeartGold/SoulSilver
 


Geração III
Geração V