Abilitydex

Voltar

As Habilidades (em japonês: とくせい característica especial) foram introduzidas na Geração III, e mantiveram-se com a chegada das gerações seguintes que foram trazendo mais habilidades para os novos Pokémon. Algumas delas já foram demonstradas no anime.

Atualmente são 233 habilidades diferentes, na Geração III foram introduzidas 77 habilidades que foram distribuídas pelos 386 Pokémon existentes na altura, sendo que alguns deles têm uma habilidade exclusiva. Quando chegou a Geração IV foram adicionadas mais 47 habilidades, e na Geração V introduziram 41 habilidades. Por sua vez, a Geração VI foi a que trouxe menos habilidades desde que o conceito foi introduzido como mecânica de jogo, sendo introduzidas apenas 26 habilidades. E a Geração VII introduziu 42 novas habilidades.

Nome Efeito Geração Única Dupla Hidden
Adaptability Aumenta os poderes dos ataques do mesmo tipo do Pokémon. IV 2 4 7
Aerilate Ataques do tipo Normal passam a ser do tipo Voador. O poder desses ataque é levemente impulsionado. VI 2 0 0
Aftermath Causa danos ao adversário, se este derrotar o Pokémon com um ataque físico. IV 0 4 4
Air Lock Elimina as condições climáticas. III 1 0 0
Analytic Aumenta o poder do ataque quando o Pokémon ataca em último. V 0 0 12
Anger Point O Pokémon fica irritado quando sofre um ataque crítico,
e o seu Ataque aumenta.
IV 0 3 6
Anticipation O Pokémon pode sentr os ataques perigosos de um adversário. IV 1 4 2
Arena Trap Proíbe o adversário de escapar. III 0 3 0
Aroma Veil Protege o Pokémon e aliados de ataques que limitem a escolhe de ataques. VI 0 0 2
Aura Break Os efeitos das habilidade ‘Aura’ são revertidos para diminuir o poder dos ataques afetados. VI 0 1 0
Nome Efeito Geração Única Dupla Hidden
Bad Dreams Reduz o HP dum adversário adormecido. IV 1 0 0
Battery Aumenta o poder dos ataques especiais dos aliados. VII 1 0 0
Battle Armor O Pokémon é protegido contra danos críticos. III 3 4 2
Battle Bond Derrotar o Pokémon adversário fortalece o vínculo entre Pokémon e treinador, transformando-o em Ash-Grenjina. Water Shuriken fica mais poderoso. VII 1 0 0
Beast Boost O Pokémon aumenta a sua estatística mais proficiente cada vez que derrota um Pokémon. VII 7 0 0
Berserk Aumenta o Ataque Especial quando ele sofre com um ataque que faz o seu HP ficar menos de meio. VII 0 1 0
Big Pecks Protege o Pokémon de ataques que baixem a Defesa. V 1 7 4
Blaze Aumenta o poder dos ataques do tipo Fogo quando o HP está baixo. III 21 0 2
Bulletproof Protege o Pokémon de alguns ataques bola e bomba. VI 0 3 3
Nome Efeito Geração Única Dupla Hidden
Cacophony Evita os ataques baseados em som. III 0 0 0
Cheek Pouch Restaura o HP quando o Pokémon come uma Baga. VI 0 3 0
Chlorophyll Aumenta a Velocidade do Pokémon à luz do sol. III 10 19 6
Clear Body Previne que os ataques ou habilidades dos outros Pokémon façam as estatísticas do Pokémon descer. III 8 2 3
Cloud Nine Elimina os efeitos climáticos. III 0 2 5
Color Change Muda o tipo do Pokémon para o do ataque do adversário. III 1 0 0
Comatose Está sempre a dormir e nunca acorda. Pode atacar sem acordar. VII 1 0 0
Competitive Aumenta o Ataque Especial quando uma estatística é reduzida. VI 0 7 1
Compound Eyes Aumenta a precisão do Pokémon. III 2 6 1
Contrary Inverte os modificadores de estatísticas. V 0 2 7
Corrosion Consegue envenenar o adversário mesmo que ele seja do tipo Aço ou Veneno. VII 2 0 0
Cursed Body Pode desativar ataques utilizados contra o Pokémon. V 1 3 3
Cute Charm O adversário pode ficar apaixonado se usar ataques físicos. III 1 11 2
Letra D
Nome Efeito Geração Única Dupla Hidden
Damp Prevents combatants from self destructing. III 0 8 10
Dark Aura Powers up each Pokémon’s Dark-type moves. VI 1 0 0
Defeatist Halves Attack and Special Attack below 50% HP. V 2 0 0
Defiant Raises Attack two stages upon having any stat lowered. V 0 2 10
Desolate Land Creates harsh sunlight. VI 1 0 0
Download Adjusts power according to the foe’s lowest defensive stat. IV 1 3 0
Drizzle The Pokémon makes it rain if it appears in battle. III 1 0 1
Drought The Pokémon makes it sunny if it is in battle. III 2 0 2
Dry Skin Reduces HP if it is hot. Water restores HP. IV 0 6 1