Tipos

Voltar

Tipo (em japonês: タイプ Taipu) é uma propriedade do Pokémon e dos seus ataques. Cada tipo tem três propriedades: os tipos contra quais são super efetivos, os tipos contra quais são pouco eficazes, e os tipos contra os quais são imunes. Atualmente existem 18 tipos, que se encontra listados abaixo. Durante a Geração I, os tipos foram por vezes tratados por elementos.

Um Pokémon pode ser de tipo único, ou então de dois tipos. Por exemplo, temos o caso do Pikachu que é apenas do tipo Elétrico, enquanto temos Dedenne que é do tipo Elétrico e Fada. Com o atual sistema de 18 tipos, existem 324 formas possíveis de atribuir tipos a um Pokémon, sendo que existem 171 combinações únicas. Enquanto os Pokémon podem ser de tipo duplo, os seus ataques são apenas de tipo único.

No anime e jogos, a maior parte dos Líderes de Ginásio, membros da Elite Quatro, e ainda outros treinadores são projetados para trabalharem apenas com um tipo específico de Pokémon.


Eficácia dos Tipos

Se um ataque for de um tipo eficaz contra o adversário, este sofrerá danos a dobrar; já se um ataque for ineficaz contra o adversário, este apenas sofrerá danos pela metade (ver tabela dos tipos).

Para Pokémon com dois tipos, as coisas funcionam de forma ligeiramente diferente já que os danos são calculados em função dos dois tipos. Se um ataque for eficaz contra ambos os tipos, o adversário com danos 4 vezes maiores; já se um ataque for ineficaz contra ambos os tipos, o adversário sofrerá apenas com ¼ dos danos. Nos casos em que o ataque é eficaz contra um tipo, mas ineficaz contra o outro, o adversário sofrerá danos normais.

Se um ataque for completamente ineficaz tendo em conta o tipo do adversário, este não causará danos, mesmo que o adversário tenha um tipo secundário vulnerável a este.

Voltar

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: