Criador, Satoshi Tajiri

Voltar


Satoshi Tajiri (田尻 智) nasceu a 28 de Agosto de 1965 em Machida, nos arredores de Tóquio.
É o criador de Pokémon, e reponsável por vários conceito de algumas séries de jogos.
Actualmente é um dos Directores Executivos da Game Freak.

Biografia

O seu pai era vendedor da Nissan, enquanto a sua mãe era dona de casa. Em criança, ele sempre foi fascinado por insectos e procurava-os por todo o lado de forma a coleccioná-los. O seu amor pelos insectos fazia com que andasse sempre em busca de novos exemplares em lagoas, florestas e campos abertos. Devido ao grande interesse pelos insectos, depressa passou a ser tratado como “Dr. Insecto”.

Por volta dos anos 70, os locais onde ele costumava procurar por insectos começaram a ser pavimentados e neles começaram a surgir construções, como apartamentos e lojas. Nesse momento, a sua paixão foi redireccionada para o mundo dos jogos.

Tajiri foi-se aproximando cada vez mais do mundo dos jogos, o que fez com que começasse a deixar a escola de lado para passar mais tempo no seu “novo mundo”. Os seus pais sempre acharam que ele estava a estragar todo o seu futuro. Tudo mudou em 1981, quando ele tinha 16 anos, Tajiri ganhou um concurso patrocinado pela Sega, a rival da Nintendo, para um conceito de design dum jogo.

Um ano mais tarde, em 1982, ele os seus amigos fundaram uma revista de jogos chamada Game Freak. Um dos seus amigos e colaborador foi Ken Sugimori, que mais tarde se tornaria no designer de todas as imagens de Pokémon, tal como de personagens humanas e outros aspectos dos jogos. Ao longo dos anos 80, a revista foi tendo vendas modestas, e tornou-se muito popular no mundo dos jogos.

Originalmente era escrita à mão, mas com foi-se tornando popular começaram a imprimi-la de forma profissional, passando a custar ¥300 (cerca de 2,13€) e tendo cerca de 28 páginas. Tajiri aprendeu mais sobre jogos e mostrou-se muito interessado em criá-los, tendo feito de tudo para aprender mais sobre a sua programação. Eis que em 1987 lança o seu primeiro jogo, Mendel Palace e dois anos mais tarde funda oficialmente a empresa Game Freak, que o seu nome é homenagem à sua revista.

Tajiri e a Game Freak continuaram a desenvolver jogos para as principais marcas, Sega e Nintendo, lançaram Jerry Boy e Yoshi em 1991, Mario & Wario em 1993, e Pulseman em 1994. Foi nos inícios dos anos 90, que Tajiri viu duas crianças a jogarem Game Boy usando a funcionalidade de ligação, o Link Cable, e imaginou pequenos insectos a passarem pelos fios que unia os dois aparelhos. Foi aí que a ideia de Pokémon começou a florescer, e ele pensou que poderia colocar as crianças de hoje a “coleccionar insectos” como ele havia feito em criança.

Ele apresentou a sua ideia à Nintendo, que embora não tenha percebido bem inicialmente ajudou com um pequeno financiamento. As ideias iniciais e conceitos começaram a ser trabalhadas dentro do estúdio de design de jogos, a Creatures, Inc, e assim Tajiri começou a trabalhar em Pokémon. Ele contou com o apoio de Shigeru Miyamoto, o homem por detrás de jogos como Mario e The Legend of Zelda, que o ajudou a desenvolver as versões Red e Green de Pokémon. Durante este tempo, Tajiri começou a admirar Miyamoto como mentor.

Com tributo a ambos, a personagem principal dos jogos e o seu rival aparecem como “Satoshi” e “Shigeru” nas opções de escolha de nome. No anime, Ash Ketchum é conhecido como Satoshi no Japão, enquanto que Gary Oak é conhecido como Shigeru.

Após seis anos de desenvolvimento, as versões Red e Green chegaram aos mercados e, embora o Game Boy já estive desactualizado, foi para esta consola que elas foram lançadas. Tudo isto possibilitou que fosse um grande sucesso, já que as crianças não foram obrigadas a comprar o Game Boy Color para experimentar este jogo, que veio a tornar-se uma grande marca que perdura até à actualidade.

Traduzido e adaptado do Bulbapedia

Voltar

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: