Tipos de Evolução

Grande parte dos Pokémon que existem actualmente passam pelo processo de evolução, cerca de 90% dos Pokémon. A evolução de um Pokémon pode acontecer ao atingir um nível específico, quando se encontram em determinado lugar ou até quando estão em contacto com algum item em especial.

Quando um Pokémon passa por este processo, a sua aparência muda, assim como o seu nome, altura, peso e estatísticas base. Ao evoluírem, também podem aprender novos ataques que não podiam aprender na forma anterior. Existem alguns Pokémon que não têm nenhuma pré-evolução ou evolução, e alguns Pokémon têm evoluções diferentes, sendo que só podem obter uma das formas.

Evolução por Nível
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Esta é a forma de evolução mais comum, grande parte dos Pokémon evoluem quando chegam a um determinado nível de experiência. Os níveis de evolução variam de Pokémon para Pokémon. Bulbasaur é um dos muitos Pokémon que evoluem por nível.

Evolução por Nível com Itens



A evolução destes Pokémon pode acontecer a qualquer nível, desde que eles têm com eles aqueles itens específicos numa determinada altura do dia. Até agora só três Pokémon passam por este método de evolução:
– Sneasel evolui com a ajuda do Razor Claw (de noite);
– Gligar evolui com a ajuda do Razor Fang (de noite);
– Happiny evolui com a ajuda da Oval Stone (de dia).

Evolução por Felicidade
(podem ver todas as evoluções, aqui)

É uma forma de evolução difícil de conseguir, já que o Pokémon tem de ser bem tratado, receber carinho e ter toda a atenção do treinador. O Pokémon evolui ao atingir 220 pontos de felicidade (atributo não vísivel nos jogos). Para isto ser possível (nos jogos) o Pokémon deve estar em primeiro lugar da equipa, nunca deve ficar no PC, não deve desmaiar e deve ser bem alimentado. Pichu é um dos Pokémon que evolui através da felicidade.

Evolução por Felicidade + Período do Dia
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Funciona da mesma forma que a evolução por felicidade. Quando o Pokémon atinge os 220 pontos de felicidade ele evolui. Mas existe Pokémon que só evoluem de dia e outros apenas de noite. Como o Eevee, que se atingir o auge da felicidade de dia evolui para Espeon, se for de noite evolui para Umbreon.

Evolução por Afecção no Amie

Um novo tipo de evolução introduzido com a Geração VI, de momento apenas utilizada por um Pokémon. Este tipo de evolução permite ao Eevee chegar à sua nova evolução, o Sylveon. Ele terá de ter dois corações de Afecção com o treinador e ainda aprender um ataque do tipo Fada.

Evolução por Pedra da Evolução
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Alguns Pokémon só evoluem quando tocam numa pedra da evolução. Os Pokémon ficam mais fortes, mas alguns deixam de aprender ataques. Por isso, alguns treinadores preferem deixar os seus Pokémon bem treinados antes de os evoluir. No anime, Pikachu recusou-se a evoluir usando a Pedra Trovão e Ash aceitou. Actualmente existem 9 diferentes tipos de pedras. Vulpix é um dos Pokémon que evolui com a ajuda de uma pedra.

Evolução por Troca
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Alguns Pokémon só evoluem quando são trocados. Ao fazer isso, só quem recebe o Pokémon é que o vai ver evoluir. Machoke é um dos Pokémon que só evolui com este método.

Evolução por Troca com Itens
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Funciona da mesma forma que evolução por troca normal. Mas por esta forma o Pokémon deve ter um item específico com ele para que consiga evoluir. Slowpoke é um dos Pokémon que evolui com este método.

Evolução por Troca com Pokémon


Funciona da mesma forma que evolução por troca normal. Foi introduzida com a Geração V, e nesta forma o Pokémon deve ser trocado por outro Pokémon específico para que possa evoluir. Só existem dois Pokémon que evoluem por este método.

Evolução por Diferente Sexo
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Os Pokémon tem diferentes evoluções quando são machos ou fêmeas. Podem evoluir num determinado nível ou com a ajuda de uma determinada pedra da evolução.

Evolução por Ataque Aprendido
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Alguns Pokémon só evoluem após aprender um determinado ataque. Quando o Pokémon aprende o ataque está apto a evoluir, o que normalmente acontece quando sobe um nível.

Evolução num Lugar Específico
(podem ver todas as evoluções, aqui)

Alguns Pokémon só evoluem num lugar específico. Quando passa no lugar indicado e o Pokémon sobe de nível ele acaba por evoluir.

Evolução por Pontos de Ataque e Defesa



Tyrogue tem três evoluções diferentes. Ele evolui quando chega ao nível 20, a única diferença é que a sua evolução varia consoante os seus valores de ataque e defesa:
– Hitmonlee (Ataque maior que a Defesa);
– Hitmonchan (Ataque menor que a Defesa);
– Hitmontop (Ataque igual à Defesa).

Evolução por Pontos de Personalidade


Wurmple tem duas evoluções diferentes. Ele evolui quando chega ao nível 7, a diferença está nos seus Pontos de Personalidade:
– Wurmple evolui para Silcoon (quando a Personalidade é menor ou igual a 4);
– Wurmple evolui para Cascoon (quando a Personalidade é maior ou igual a 5).

Evolução por Pontos de Beleza

Feebas é o único Pokémon que tem esta condição para evoluir. Este Pokémon necessita de se sentir suficientemente belo para que consiga atingir a evolução. Precisa de ter pontos excelentes de beleza, para que ao subir um nível evolua para Milotic. A sua evolução só ocorre desta forma nos jogos da Geração III e IV, e voltou a acontecer nos remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire, os restantes jogos e gerações acontece via Prism Scale.

Evolução por Espaço Livre na Equipa


Nincada tem duas evoluções diferentes, mas variam consoante exista ou não um espaço livre na equipa do treinador. Caso não exista um espaço livre na equipa, um Nincada chegando ao nível 20 evolui normalmente para um Ninjask. Quando existe um espaço livre na equipa e ainda uma pokébola livre, quando um Nincada chega ao nível 20 evolui para um Ninjask e ainda aparece (no espaço livre) um Shedinja. Considera-se evolução, embora não o seja de verdade, uma vez que ficamos com dois Pokémon. A pokébola livre não era necessária durante a Geração III.

1 Comment

Add a Comment

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: