Pokémon em Portugal e no Mundo (2010)

Bom Dia!

O ano está a terminar e há coisas que não podem passar em branco… assim como aquilo que aconteceu a Pokémon durante este ano. Vamos por passos, e até relembrar alguns posts colocados no blog! O texto ficou mesmo grande, mas afinal foi um ano cheio de novidades.

No final do mês de Janeiro, confirma-se aquilo que se esperava, a chegada da 5ª Geração Pokémon ao Japão… ainda não se falava em jogos e muito menos nos novos Pokémon (mas a seu tempo tudo se desvendaria).

No dia 31 de Janeiro, fazia um ano que a série Diamond and Pearl tinha começado em Portugal e estávamos todos angustiados porque não tinhamos passado do episódio 37 que tinha sido exibido no dia 04 de Outubro de 2009.

Eis, que ao acordar cedo e de surpresa no dia 06 de Fevereiro é exibido o episódio 38 “Uma Família Feliz“, e felizes da vida ficamos nós que estavamos ansiosos para que este momento chegasse.

No mês de Fevereiro várias notícias começam a chegar, para além de voltarmos a ter dois episódios por semana de Pokémon. É revelada a silhueta do primeiro pokémon conhecido da 5ª Geração. Também se começa a disponibilizar “Campeões da Liga Johto“, graças à ajuda de TheMixado2.

Depois de revelada a silhueta, começam a surgir especulações sobre o pokémon que seria. Até que, por fim, são revelados os dois primeiros Pokémon da 5ª Geração: Zorua e Zoroark.

Ainda em Fevereiro (que foi um dos melhores meses), tivemos rumores sobre a chegada de Battle Dimension, a confirmação da compra dos direitos de exibição de Pokémon pelo Panda Biggs, ficamos a saber que os remakes de Gold e Silver que estavam a chegar tinham um site oficial em português e este mês termina com o primeiro evento Pokémon em Portugal.

Em Março, começam a chegar os primeiros trailers do filme 13 que viria a ser exibido em Julho. Quando tudo parecia estar destinado a correr bem, eis que se começa a desmoronar. No dia 13, termina Diamond and Pearl e a SIC decide repetir a temporada e ainda se pensava que era para terem tempo para colocar Battle Dimension no ar. No dia 23 é anunciada a nova consola, Nintendo 3DS a sucessora da Nintendo DS e até se pensou que os novos jogos chegariam para esta plataforma. No dia 26, chega ao mercado dos EUA e da Europa os remakes de Gold & Silver (HeartGold & SoulSilver). No dia 27, coloquei um post no blog sobre a importância que Pokémon já teve e havia perdido.

Em Abril, a desilusão continua… água vai, água vem, o mesmo é dizer Pokémon vai, Pokémon vem… é um estranho entra e sai da programação da SIC que nos deixa bastante aborrecidos com a situação. Battle Dimension mais longe de ser exibido (nós com esperança, ainda). No dia 09 são anunciados os títulos dos novos jogos, Black & White. Neste mês são disponibilizados vários episódios de várias temporadas, o que agrada a todos.

São mostradas as primeiras imagens dos novos jogos e é anunciado o fim da saga Diamond and Pearl para o 3º trimestre do ano. No dia 18, o blog alcança as 100.000 visitas (e isso já aconteceu mais umas 7 vezes xD).

Maio, mês do primeiro ano de vida do Portuga e também chegaram mais novidades ao Mundo Pokémon, e em Portugal continuava o tal entra e sai de Pokémon na grelha da SIC. Nos primeiros dias do mês, é revelado o nome da temporada 13 de Pokémon para os EUA. É neste mês que ficamos a conhecer os iniciais de Unova (Isshu no Japão), primeiro ficam-se pelo mistério, depois pelas silhuetas, até que os revelam finalmente.

Entre amores e desamores, entra e sai… vai e fica… esperança daqui, desilusão dali. Várias foram as notícias sobre a esta série durante este mês, sai da SIC e esperança no Biggs, contactos e a conversa é a mesma, desiluções e aborrecimentos, não falo em todos, não há necessidade… o mês termina com a revelação dos lendários de Unova.

Junho, é o mês esperança. Chega às bancas a revista Mega Power que fala de jogos e séries de televisão e entre elas está Pokémon, com a série a ser reconhecida tudo pode mudar. As notícias animadoras por parte do Biggs e desavanços de Battle Dimension. Os novos Pokémon continuam a ser revelados. É lançado um pacote especial de 9 cartas como comemoração do Mundial, e há uma carta em português no pacote. Eis, que no fim do mês chega a grande notícia, o Panda Biggs vai exibir Pokémon!

No mês de Julho as notícias e novidades não são muitas, mas mesmo assim coisas novas se sabem. É revelado o nome da nova saga “Best Wishes”, são revelados novos pokémon de Black & White e ainda são revelados as novas personagens do anime que acompanham Ash. Durante o mês ainda sabemos detalhes sobre os novos jogos e são disponibilizados mais episódios no blog. É neste mês que chega aos cinemas japoneses o filme 13.

Agosto, mês da explosão de notícias. Os novos jogos chegariam no mês seguinte às lojas japonesas e detalhes continuam a ser revelados. São mostrados os iniciais de Unova em acção no anime. Novos pokémon são revelados, aqui, aqui e aqui (xD). É revelado mais uma personagem do anime e ainda o pokémon Yanappu.

Em Portugal, somos “bombardeados” com as novidades por parte do Panda Biggs que se agarra à serie com unhas e dentes. Estavamo longe de saber o que tinhamos pela frente, são reveladas datas e horários de exibição. De forma a divulgar ainda mais a série, começamos a colocá-la no Sapo Vídeos.

Setembro, o mês das novidades. Começam a surgir imagens dos pokémon que ainda não tinham sido revelados, isso acontece durante vários dias. Com a saída da CoroCoro, vários pokémon são conhecidos. (não vou colocar todos os links). É revelado o novo visual do Team Rocket no anime. São revelados os primeiros títulos da nova saga do anime Best Wishes. No dia 09, chega ao fim a saga Diamond and Pearl.

No dia 18, são lançados os jogos Black & White no Japão. Em Portugal, seguem-se os rumores da chegada de Battle Dimension à SIC. Depois de um atraso devido a problemas técnicos, o Panda Biggs começa a exibir a temporada 10 no dia 20. Para nosso surpresa os erros que vinham da dobragem da SIC foram corrigidos. Ainda ficamos a saber que Battle Dimension chegaria finalmente à televisão, em Outubro.

Outubro, grande mês para Portugal. É anunciado que o filme 14 chegará em 2011 e o DVD do filme 13 chegará em Dezembro. Ficamos espantados ao saber que a antestreia de Battle Dimension seria feita no cinema.

É neste mês que ficamos a saber que Battle Dimension será tratado por Dimensão Combate em Portugal, e que o Biggs espalhou cartazes pelo país. Por fim, são revelados detalhes sobre a antestreia e ainda a abertura da série.

O mês de Novembro é mais calmo no que toca a notícias e novidades. Em Portugal, continuamos a ter os novos episódios de Dimensão Combate. Já nos EUA, são revelados os nomes para os iniciais de Unova. São disponibilizados episódios de Advanced Challenge graças ao TheMixado2. Também é revelado o título do novo filme Pokémon.

Logo no início de Dezembro, ficamos a saber que vai ser exibido um filme de Pokémon em Portugal e vemos o primeiro trailer do filme 14 de Pokémon. Os nomes de alguns pokémon começam a ser conhecidos em inglês. A SIC tenta redimir-se dos seus pecados e lembra-se de exibir o filme mais pobre da dobragem portuguesa. Sabemos também que Pokémon volta à SIC, depois de meses sem exibição, mas é a temporada 10 (que se esperava).

O mês aproxima-se do fim e com alegria, uma vez que tivemos um filme dobrado e com músicas dobradas. Só resta esperar que o trabalho do Panda Biggs e do Cinemágica continue a ser bom. Ficamos ainda a saber que os novos jogos chegarão em Março de 2011 aos EUA.

Inspirado a escrever isto pelo comentário de Ivan.

Acaba aqui o meu balanço do ano! xD
Concluindo, foi um ano excelente para a série em Portugal.
Se tiver algum erro, lamento mas é normal…
Abraços, Portuga!

16 Comments

Add a Comment
  1. Tchii grande texto. Grande empenho da tua parte, Portuga. Obrigado.

    1. grande testo? chama o snorlax pra comer da panela

  2. Excelente Portuga!
    É por isto e por tudo o que fizeste que este é o melhor blogue Pokémon em Portugal (para mim, e não devo ser só eu a achar isto xD).
    Vês Ivan, falaste cedo de mais… 😀
    Só espero que 2011 seja tão bom ou melhor do que 2010…
    FELIZ 2011, PORTUGA!!!!

    1. Falei cedo de mais!? Então quem foi que o inspirou a escrever este texto épico? O gato? xD
      Só disse isto para me proteger de afirmações injustas, porque de resto o Portuga fez um magnífico trabalho ao escrever isto tudo, com hiperligações atrás de hiperligações e muito informativo!

      1. Sim, gostei do teu comentário, e não leves a mal… xD
        Mas foi esquecimento, afinal foi inspiração, depois de tanto tempo a escrever… já não escrevia uma coisa tão grande há bué… =P

  3. Portuga, só uma correcção (OK, desculpa começar este comentário como uma correcção). Aquele que dizes que foi o 1º evento Pokémon em Portugal, é na verdade o único até agora em Portugal. Todos os outros que referiste a partir daí foram por Wi-Fi, algo que já tinha acontecido em 2009 e que se aplica à Europa toda.
    De resto, grande resumo! Conseguiste resumir tudo o que aconteceu este ano em apenas… 22 parágrafos. xD
    2011 há-de ser um ano melhor ainda para Portugal, com o lançamento de Black & White no ocidente (btw, falaste do lançamento dos remakes? Ups… lá estou eu a corrigir xD) e quem sabe, podemos ter 2 temporadas novas. Ainda há a hipótese de termos os primeiros jogos Nintendo traduzidos, mesmo sem ser Pokémon.

    1. Em relação ao eventos não fazia ideia, pensava que era tudo considerado eventos… xD Acho que os remakes ficaram esquecidos… no meio de um texto tão grande… xD

      Espero mesmo que 2011 seja um ano em grande para Pokémon em Portugal, que o Biggs continue o seu grande trabalho =P

  4. Muito bom. Parabéns pelo post Portuga. Continua assim.

  5. POKE FANATICO

    Muito Bem Portuga! Nunca conheci ninguem tao dedicado ao mundo pokemon, pelo menos ao ponto de criar “O MELHOR BLOG DO PAIS”…

    Eu gostava de ter um blog, mas nao tenho tempo e nao sei se teria grande dedicaçao ;(

    Continuem o excelente trabalho XD

  6. Depois de aqueles meses negros do início do ano com muito pouco pokémon, ainda conseguimos acabar o ano muito bem.
    Achei muito interessante a evolução exponencial do blog que, em 8 meses, aumentou o numero de visitas de 100.000 para quase 900.000 – aproximadamente 100.000 visitantes por mês (tantos quanto os que tinha conseguido em quase um ano).
    Continuação de excelente trabalho.

  7. para quem nao viu como eu

    1 de janeiro as 12.00

    pokemon a ascensao de darkai no panda biggs

  8. Parabéns Portuga, continua a trabalhar assim!

  9. muito obrigado por tudo 😉

  10. Bem, assim foi melhor para eu perceber o que se passou este ano, parabéns 😀

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: