Rubrica: Sabias Que? ‘2’ (6)

Boa Noite!

O “Sabias Que?” deveria ter saído no dia 05, mas tenho andado mais atarefado que o normal e não consegui, mas vamos ao que interessa! Espero que gostem do tema!

Sabias_Que2-6

Pele negra, cabelo loiro comprido, lábios grandes vermelhos e ancas grandes… lembra-vos alguma coisa!? A Jynx um Pokémon introduzido na Geração I como sendo nativo de Kanto, sempre foi alvo de vários preconceitos!


Começo com a tradução dum excerto da matéria feita por Carole B. Weatherford em Maio de 2000 intitulada de “Pokémon Politicamente Incorrecto”:

“O personagem Jynx, Pokémon #124, tem decididamente características humanas: pele negra, lábios grandes rosas, olhos esbugalhados, uma farta cabeleira loira lisa e uma figura completa, com clivagem e ancas sinuosas. Posto de outra forma, a Jynx assemelha-se a uma drag queen com excesso de peso saída do Little Black Sambo, um estereótipo racista de livros infantis há muito purgados das bibliotecas.

Enquanto os jovens entre os 10 e 12 anos não acham Jynx ofensivo, os seus pais e avós sentiram. Nós temos de chamar os bois pelos nomes. E já vimos estereótipos racistas suficientes para saber quando vemos um (…) Jynx denigre claramente os Afro-Americanos, particularmente as mulheres. No final do Século XX, como poderiam os animadores de computadores japoneses desencadear uma ameaça tão culturalmente insensível no mercado global?

(…)Até o nome de Jynx é uma variação do termo “jinx”, que significa portador de má sorte, tendo conotações negativas. Além disso, o nome de Jynx sugere uma ligações com feiticeiros e voodoo, práticas enraizadas na religião Africana, mas muitas vezes ridicularizadas pela cultura ocidental.”

Com as partes que coloquei acima da matéria vê-se o impacto que o aspecto original de Jynx causou no Ocidente, sendo que no Japão tinha sido aceite com naturalidade. O primeiro episódio com a presença de Jynx acabou adiado devido ao problema com o episódio do Porygon. Até quando o Japão repetiu o episódio em 2012, a cor de Jynx tinha sido alterada para o atual púrpura!

Curiosamente o artigo acima citado foi escrito dias antes do lançamento desse episódio nos EUA, e depois disso vários foram os problemas com os episódios em que Jynx aparece:
– Aquando do lançamento de Gold/Silver a artwork oficial de Jynx foi alterada, fazendo com que ela começasse a surgir com a cor púrpura;
– Smoochum, a pré-evolução de Jynx, recebeu logo a cor púrpura para evitar que sofresse com os mesmo problemas da sua forma evoluída;
– A cassete com o episódio “Hi-Jynx Natalício” nunca foi entregue à Cartoon Network depois do canal comprar os direitos, fazendo com que o mesmo nunca conseguisse reexibir o episódio;
– Jynx foi o único Pokémon que nunca teve uma figura disponível para venda no já extinto Pokémon Center de Nova Iorque;
– Um episódio de Johto, “A Caverna no Gelo” foi banido porque Jynx era a personagem predominante do episódio (não sendo banido devido ao vírus semelhante ao SARS como muitos acreditam), felizmente o episódio não causa nenhum grande “buraco” na história;
– Uma cena onde surge uma Jynx negra no episódio “Um Belo Beautifly” foi cortada na versão ocidental do episódio (imagem abaixo);

– Nos episódios referentes ao Concurso de Pacifidlog aparece uma Coordenadora com uma Jynx, mas felizmente é a sua primeira aparição com a cor púrpura, fazendo com que os episódios sejam exibidos normalmente. Desde então, a Jynx aparece sempre com a sua nova cor.


Pessoalmente acho que o preconceito que a Jynx não faz muito sentido, até porque existe o Mr. Popo em Dragon Ball Z, que recentemente em Z Kai aparece pintado de azul (coitado xD). Espero que tenham gostado deste breve análise, e termina assim mais um Sabias Que?!

Deixem as vossas opiniões sobre este tema!

Se tiverem ideias para esta rubrica, enviem mail para: sabias_que@pkportuga.pt

7 comments

  1. É a coisa mais ridícula que eu já li. Não têm os lábios assim? Não têm os olhos e a cor da pele assim? Eu tenho orgulho na minha raça e não me preocupo quando me chamam de branco. É apenas um boneco e felizmente os miúdos perceberam isso, já os pais, são ignorantes e revelam um coitadismo estúpido.

    Jamais se deve de misturar ficção com realidade. Possivelmente existirão mais pokemons polêmicos

  2. Concordo. A Jynx sempre foi um dos meus Pokémon favoritos e provavelmente por causa destes preconceitos estúpidos nunca teve uma evolução como o Magmortar e o Electivire, ficando um pouco esquecida. Pode ser que agora possa ter uma Mega evolução.

  3. Infelizmente, ainda há pessoas que possuem mentes decrépitas. Será que se houvesse algum palhaço com este aspecto, seria expulso a murro e pontapé do palco de um circo? OMG

  4. Na realidade, a principal inspiração para a criaçao da Jynx foi uma moda que houve nos anos 90 do séc XX no Japão, o Ganguro – http://es.wikipedia.org/wiki/Ganguro (link em espanhol). Na altura, o pessoal por trás de POKÉMON não teve medo de repercurssões ao criar a Jynx, pois no país-natal da franquia, o Japão, não há tanta sensibilidade racial como nos Estados Unidos da América (atenção, não estou a dizer que os japoneses são racialmente insensíveis ou racistas [ou melhor, são, mas tal como, na minha opinião, todos os povos e países são racistas, mas cada povo ou país à sua maneira], «sensibilidade racial dos japoneses» é uma maneira de escrever que os japoneses têm um conceito de racismo diferente de boa parte do mundo ocidental [tal como escrevi entre parêntesis rectos anteriormente]). :\
    Para mim, ou essa tal Carole B. Weatherford ou não pesquisou as coisas antes de as escrever como deve ser, ou fez, por algum motivo, de propósito! >:(

Deixar uma resposta