Pokémon em Portugal e no Mundo (2017)

Olá Pessoal

Com o mais um ano a terminar, venho deixar o típico balanço do ano que faço desde 2010 por sugestão do Ivan. Para verem os anteriores, se houver interesse, basta ir ao arquivo do último mês de cada ano (com exceção de 2015 e 2016 que foi feito apenas em janeiro e fevereiro, respetivamente) ou até na nossa página ‘Sobre’.

2017 ficou marcado pelo 20º aniversário do anime e do lançamento de Ultra Sun & Ultra Moon
…como tal tivemos vários acontecimentos, e podes saber de todos eles neste artigo!

O sossegado mês de Janeiro começou com o aproximar-se do final do primeiro evento Sun & Moon, o Munchlax que vinha acompanhado do Snorlium Z. O jogo, que havia sido disponibilizado em 2016 no Japão e Europa, chegava finalmente à Virtual Console Wii U americana, estou a falar do Pokémon Snap. Sun & Moon viu chegar a sua primeira atualização, enquanto as suas missões estavam a falhar completamente. Ainda relacionado com estes jogos ficamos a saber com funciona a atualização Pokémon Bank, que chegaria logo em seguida.

O site conta com uma nova parceria, uma comunidade relacionada com a franquia com um grupo no Facebook: Comunidade Portuguesa de Pokémon. Ficamos a conhecer a data de lançamento da nova consola da Nintendo, a Switch, o mobile Pokémon Duel foi disponibilizado no Ocidente, e Pokémon GO poderá receber um novo acessório… Enquanto isso, a CoroCoro fala vagamente do 20º filme: Pokémon, Escolho-te a Ti.

Fevereiro fica marcado pelo regresso do mítico Genesect do #Pokémon20, assim como todos os outros em loja também este apareceu com uma 2ª oportunidade via Nintendo Network. Os jogos Sun & Moon recebeu o evento da Bottle Cap na Europa e em Portugal, e as Megas Stones começam a chegar aos jogos via eventos e competições. Enquanto a aplicação Nintendo Anime Channel disponibiliza Pokémon Generations em inglês, o canal oficial da franquia no Youtube disponibiliza a versão brasileira (versão portuguesa só mesmo da AniMedia).

O mobile Pokémon GO celebra o S. Valentim e o Pokémon Day, recebe os nativos de Johto e participa da GDC 2017. É avançado que o Pokkén Tournament Wii U estaria presente no World Championships 2017, que um novo mobile estaria a caminho, e um novo conjunto de TCG, mais relacionado com o novo filme, chegaria em junho ao Japão. No campo do anime, a nova temporada chegaria aos EUA (Sun & Moon), o Biggs entra nas celebrações do Pokémon Day e ficamos a saber da presença de Ho-Oh no novo filme.

Em Março começamos por conhecer o logo internacional do 20º filme da franquia, bem como o novo trailer. Os jogos Sun & Moon recebem um evento do Shiny Tapu Koko (Japão) e continuam a receber competições e eventos que distribuem Mega Stones. Durante a GDC 2017, ficamos a saber de alguns planos deixados de parte em Pokémon GO e que se podia esperar grandes atualizações em 2017, e mais um evento chegaria no final do mês. TCG Guardians Rising era a segunda expansão SM que seria lançada em maio no Ocidente, Pikachu por todo o lado, eventos e ‘Pokémon with You‘; aparece o registo de uma nova marca e novos episódios XYZ no Biggs.

Abril, águas mil… em Portugal fica marcado com a estreia de novos episódios do anime no Biggs, e a temporada XYZ é disponibilizada na Netflix. O mês foi de destaque para o 20º filme da franquia, novo trailer e resumo, revelação do mítico Marshadow para os jogos SM e com presença no filme e ainda um evento da CoroCoro que distribui Ho-Oh, relacionado com o filme. No meio de eventos, competições e missões globais de Sun & Moon, destaque para o grande sucesso das missões. Com a Páscoa, o GO recebe um novo evento e é oficialmente anunciada uma nova consola da família 3DS, a New Nintendo 2DS XL!

Parabéns, Parabéns… Maio mês de aniversário, o 8º ano de vida do site! A aplicação Nintendo Anime Channel começou a disponibilizar Advanced Battle em bom português. Um evento chega para Sun & Moon a Portugal, relacionado com o lançamento da nova expansão TCG, trata-se de Lycanroc Midnight; e os jogos continuam a receber Mega Stones, a ser bem sucedidos nas missões, recebem uma nova atualização e os japoneses contam com o evento do mítico Victini. Sobre o 20º filme ficamos a saber da World Premiere em Paris, o mobile Pokémon Duel continua a ser atualizado, e o mobile anunciado em fevereiro é lançado, o Magikarp Jump!

O sexto mês do ano, Junho, ficou marcado por dois grandes anúncios através de um Pokémon Direct: Pokkén Tournament DX para a Switch e outro par de jogos para a família 3DS, Ultra Sun & Ultra Moon. Embora os fãs pensassem que fossem os anúncios mais importantes do mês, eis que a E3 veio anunciar que um RPG Pokémon estava em desenvolvimento para a Switch! Além dos anúncios principais, foi revelado o PokéLand (novo mobile da série Rumble); foi anunciada a distribuição do mítico Marshadow para o Japão e também a chegada de uma nova expansão TCG ao Ocidente em Agosto, SM Burning Shadows.

Sun & Moon continuou a apresentar bons resultados nas missões globais e a receber eventos de Mega Stones, enquanto de Pokémon GO recebeu uma grande atualização com a inclusão das Raid Battles e os novos ginásios, e o planeamento do primeiro evento físico (GO Fest), para celebrar o 1º aniversário.

O agitado mês de Julho, foi na verdade um mês de diversos tipos de rumoresalimentados de diferentes formas. Não houve grandes notícias sobre os novos jogos, Ultra Sun & Ultra Moon, enquanto os jogos Sun & Moon continuaram a receber diversos eventos no Japão, a apresentar sucesso nas missões, a receber Mega Stones e o principal, Shiny Tapu Koko chegava ao Ocidente!

A verdadeira comemoração do 20º aniversário do anime aconteceu com o lançamento do 20º filme da franquia nos cinemas japoneses, e a história foi conhecida através da World Premiere. A revista CoroCoro apresentou algumas imagens da versão manga do filme, após a exibição no cinema japonês é anunciado o filme do ano seguinte, e no final do mês é revelado a exibição mundial em cinema (Portugal não faz parte do mundo).

Pelo 1º aniversário de GO, o Pikachu Cap chega temporariamente ao jogo, e são anunciados diversos eventos pelo mundo para as comemorações deste primeiro ano de vida. Após um ano sem lendários, eis que o primeiro chega através do GO Fest; e como resultado do GO Fest Lugia e Articuno aparecem pelo mundo… e com alguma inveja, seguem-se as outras aves lendárias! SM Crimson Invasion é a expansão TCG que chegaria em Novembro ao ocidente, o mobile Pokémon Duel receberá as Mega Evoluções, Pokkén Tournament DX recebe trailers e é anunciado um controlador, e ficamos a saber que Pokémon Switch chegará em finais de 2018 ou inícios de 2019!

Agosto foi o mês do World Championships em Anaheim na Califórnia, e começou com um rumor para Ultra Sun & Ultra Moon que depressa se confirmou como o Lycanroc Dusk para os novos jogos, com distribuição anunciada via CoroCoro. Sobre os novos jogos recebemos novo trailer e informações oficiais, sendo um novo Z-Move revelado no World Championships. Os jogos Sun & Moon continuam a receber Mega Stones, e a sua última missão global termina em sucesso. Um evento de Salazzle aparece para comemorar o lançamento de Burning Shadows (TCG), e chega a várias lojas em Portugal. Como sempre o Japão conta com diferentes eventos para os jogos Sun & Moon. Mas o verdadeiro destaque para estes jogos, era o evento do Marshadow que era anunciado para Outubro.

A conta My Nintendo oferece descontos diferentes nas três regiões, enquanto a eShop da 3DS recebia descontos para os clássicos de Kanto na Virtual Console, e Pokkén Tournament DX ganhava versão demo na Switch. Enquanto o blog chegava aos 5.000 artigos, o anime (Saga SM) preparava-se para um grande reencontro! Pokémon GO recebeu o Pikachu Shiny num evento japonês, e ele acabou por surgir no resto do mundo. O lendário Mewtwo iria aparecer em GO através de Exclusive Raid Battles, enquanto as Bestas Lendárias chegavam nas Raid Battles comuns. Ficamos a saber que o World Championships 2018 será em Nashville, Tennessee; e foi anunciado o conjunto Shinning Legends (TCG) para o Ocidente.

Regressar a Johto foi possível no mês de Setembro e ainda contamos com alguns brindes relacionados. Ultra Sun & Ultra Moon continua a ser o assunto do momento, e começam a revelar pacotes especiais e a permitir pré-reservas; além disso, ainda temos informações sobre as mascotes, mais sobre o Lycanroc Dusk e novas Ultra Beasts! E um cartaz promocional lança mais dúvidas que certezas, enquanto ficamos a saber que a reorganização da Alola Dex traz-nos um total de 400 Pokémon!! ‘Eu Escolho-te a Ti’ nos Cinemas!? Não aconteceu!! Com o trailer ocidental do 20º filme da franquia, ficamos a saber que Pikachu Cap prepara-se para chegar aos jogos Sun & Moon (no Ocidente), enquanto estes jogos recebem as últimas Mega Stones. Dois eventos para os jogos SM… Japão recebe Shiny Silvally e a América do Norte o Charizard, na Europa o vento passa

Com a chegada de Johto foi atualizado o Poké Transporter, e o mobile Pokémon Duel recebeu os primeiros Shiny e os primeiros nativos de Alola. O primeiro Pokémon chega à Switch, o Pokkén Tournament DX, e é lançado um mobile para crianças… Pokémon Playhouse! O mês prestes a terminar e mais uma vaga de diferentes informações Ultra Sun & Ultra Moon aparecem para os jogadores; tomamos conhecimento do fim do Wii Shop Channel, enquanto que por cá Pokémon volta ao Happy Meal e ‘Sol e Lua’ está prestes a chegar ao Biggs!!

Outubro, o mês Marshadow e do 18º aniversário do anime em Portugal! O mítico Marshadow para Sun & Moon andou pela América e Europa, tendo também chegado à FNAC Portugal. Mais uma vaga de pequenas informações foram avançadas de Ultra Sun & Moon, entre Z-Moves e afins. O 20º filme da franquia recebe um novo trailer ocidental; e nós por cá recebemos ‘Sol e Lua’ no Biggs (com direito a cartazes nas ruas), e temos a estreia do filme de Volcanion, com uma falha musical (que infelizmente não foi resolvida).

O jogo Pokkén Tournament DX recebe uma atualização, e os jogadores vêem chegar às lojas mais uma expansão de TCG, no caso Shining Legends. O mobile PokéLand continua numa fase de testes, enquanto o Pokémon GO recebe os primeiros nativos de Hoenn pelo Halloween, quanto aos jogos da série principal ficamos a saber que USUM encerram o ciclo na Nintendo 3DS. O evento do Shiny Silvally chega para os jogos Sun & Moon, e ficamos a saber que o Live-Action da franquia baseado em Detective Pikachu verá a sua produção arrancar em janeiro de 2018.

Ultra Sun & Ultra Moon chegaram às lojas em Novembro, mas antes disso a expansão SM Crimson Invasion chegou às lojas para os entendidos em TCG, e logo após ser realizado o pré-download dos jogos na eShop foram descobertas várias informações sobre estes; por outro lado oficialmente ficamos a saber de alguns regressos dentro destes jogos, e conhecemos o QR Code do Pikachu I Choose You Cap e ainda as Missões Globais dos jogos.

O mês foi praticamente dedicado aos novos jogos, mas outros pontos foram importantes. Tivemos a chegada à Nintendo Anime Channel da temporada ‘Fronteira Batalha’, mas infelizmente não foi com o audio nacional. O Biggs emitiu novos episódios de ‘Sol e Lua’, por sua vez os japoneses viram ser emitido o 1000º episódio do anime. Portugal viu chegar às FNAC o Shiny Silvally para Sun & Moon, o lendário Ho-Oh chega às Raid Battles de GO como recompensa para os treinadores e são revelados atores para o Live-Action Detective Pikachu.

Dezembro mostrou-se um mês tranquilo após o lançamento de Ultra Sun & Ultra Moon, e os jogos receberam a primeira atualização. Mesmo após o lançamento foi oficialmente revelado mais detalhes sobre os jogos, e os treinadores japoneses viram chegar eventos para os jogos. O mobile Pokémon GO vê alguns novos nativos de Hoenn chegar e ainda o sistema meteorológico. Após a chegada de vários episódios ‘Sol e Lua’ percebemos que mais só em 2018, e é revelado o primeiro teaser do 21º filme.

A Game Freak deseja continuar a difundir a marca Pokémon em 2018, e sabemos que fará isso com o lançamento de Pokémon Crystal na Virtual Console 3DS em janeiro, com o Live-Action Detective Pikachu que ganha data de lançamento, e ainda com a nova expansão SM Ultra Prism que chegará às lojas em fevereiro de 2018.


Como sabem, tento espelhar o mais importante ao longo do ano, vamos ver o que nos reserva 2018!
Vamos aguardar por novidades.

Fiquem bem, Portuga

Deixar uma resposta