Pokémon em Portugal e no Mundo (2019)

Olá Pessoal

Terminou mais um ano que foi atribulado a vários níveis, alguns meses não me consegui dedicar tanto ao site como desejaria. Como faço habitualmente venho deixar o típico balanço do ano que faço desde 2010 por sugestão do Ivan. Para verem os anteriores, se houver interesse, basta ir ao arquivo do último mês de cada ano (com exceção de 2015 e 2016 que foi feito apenas em janeiro e fevereiro, respetivamente) ou até na nossa página ‘Sobre’.

2019 ficou marcado pela chegada de uma nova geração, com lançamento de Sword & Shield
…como tal tivemos vários acontecimentos, e podes saber de todos eles neste artigo!

Logo no início de Janeiro vimos mais um filme a chegar à Netflix, enquanto os episódios de ‘Ultra-Aventuras’ continuam a ser exibidos no Biggs. O jogo mobile Pokémon GO continuou a evoluir ao longo dos meses, recebendo diversos eventos como o famoso Community Day e ainda o mais recente tipo de evento Research Day.

Fevereiro, o mês de mais um aniversário da franquia, começa com o Pokémon GO a receber um evento do Shiny Meltan, a par com outros eventos, enquanto um novo Nintendo Direct é apresentado. Uma linha de Funkos Pokémon é anunciada para ser lançado ao longo do ano, e a nova temporada do anime tem a sua exibição agendada para o Canadá (e posteriormente para os EUA).

Pokémon Direct marca mais um aniversário da franquia, o live-action Detective Pikachu recebe um novo trailer. A nova geração aparece no horizonte, sendo revelada a região Galar e os respetivos iniciais da região.

O mês de Março começou com um novo trailer do 22º filme da franquia, uma releitura do filme de Mewtwo em CGI… e a distribuição de Mewtwo é agendada pela Let’s Go (no Japão). Com alguns eventos Pokémon GO pelo caminho, o mês termina com os episódios finais de ‘Ultra-Aventuras’ agendados para Abril.

Além dos novos episódios em Abril, o mês ficou marcado pelo lançamento do trailer oficial dobrado em bom português para o live-action Detective Pikachu (ainda tivemos acesso a um ‘sneak peek’ que nos mostra diversos Pokémon). A CoroCoro dedica páginas a Sword & Shield, sem revelar nada de novo. Como sempre o Pokémon GO continua a receber os seus eventos e é lançado um novo trailer para o 22º filme.

10 ANOS de Poké, o Portuga (o que representa Maio), fui sincero convosco este mês devido à falta de tempo devido à universidade. Uma década de existência do site é marcada, o jogo Pokémon Rumble Rush é o novo jogo mobile anunciado, enquanto o novo Mewtwo de Armadura é mostrado completamente na CoroCoro. Um novo Pokémon Direct é agendado para junho, e o mês termina com a revelação de mais um jogo mobile: Pokémon Masters e ainda do aplicativo que vai juntar todos os Pokémon: HOME.

Junho ficou marcado com um Pokémon Direct com diversas novidades Sword & Shield (com vários complementos colocados no site oficial sobre os Pokémon e funcionalidades). Com mais uma feira E3 em Los Angeles, detalhes Sword & Shield são descobertos e um RUMOR ganha muita força, ao longo dos vários meses antes do lançamento a 15 de novembro. Muita foi a confusão gerada pela National Dex, ou melhor pela falta dela nos novos jogos… além disso, duas mecânicas de gerações anteriores eram deixadas de lado.

O mês não terminou sem uma livestream informativa de Pokémon Masters, após algumas informações o mobile ficou agendado para o verão. O sexto mês do ano termina com um vislumbre para a Liga Alola no anime.

Julho surge com mais algumas informações Sword & Shield, como Pokémon e personagens. Por sua vez, em Agosto tivemos mais notícias de Sword & Shield, conhecemos mais personagens e mais Pokémon. Um novo trailer com informações dos novos jogos foi apresentado no World Championships, no anime enquanto a Liga Alola galopava para o seu final um anúncio importante faz-se sentir para breve.

O mês de Setembro começou com o anúncio para uma nova saga do anime, também tivemos um novo Nintendo Direct que nos trouxe mais um trailer de Sword & Shield (com novos Pokémon e funcionalidades). O mobile Pokémon GO recebe os nativos de Unova, enquanto a versão demonstração Sword & Shield tem aparição marcada em Portugal no evento Comic Con, e revela-se o Campeão da Liga Alola. Uma entrevista especial acontece com Rica Matsumoto (voz japonesa de Ash), e um novo Pokémon é apresentado (primeiro de forma inusitada).

Alguns detalhes de Sword & Shield são descobertos, enquanto a empresa por detrás do Biggs anuncia a nova temporada ‘UltraLendas’ para dezembro. Com o avançar do mês são publicadas novas informações relacionadas com a nova saga do anime, enquanto é agendada uma Live Camera relacionada com os novos jogos.

Com a nova geração quase a chegar, primeiro temos Outubro com novos detalhes dos jogos (com uma errata). A Live Camera de 24h de Sword & Shield não trouxe nada de especial, no fundo apenas um Galarian foi anunciado (com mais informações oficiais). Durante este mês são revelados novos vídeos e imagens relacionadas com a nova saga do anime. Várias novidades Sword & Shield foram reveladas, como novas Gigantamax e detalhes de antevisão.

O primeiro teaser do 23º filme da franquia surge na internet, um último evento para os jogos de Alola acontece na FNAC Portugal, distribuindo os Shiny Solgaleo e Shiny Lunala. O mês termina com a revelação de um especial relacionado com a nova saga do anime, novas entrevistas surgem de Sword & Shield, bem como um novo trailer.

Eis que o mês tão aguardado chega, Novembro com o lançamento dos novos jogos. O mês começa com um novo trailer relacionado com a nova saga, o adeus à saga de Alola e ainda a composição da Pokédex de Sword & Shield através dos leaks. Aos poucos novos vídeos relacionados com Sword & Shield são lançados, enquanto sabemos mais detalhes sobre as Max Raid Battles e temos um último trailer lançado no Japão. Por outro lado, a estreia de ‘Sol e Lua – UltraLendas’ é antecipada para novembro, juntamente com o filme ‘O Poder de Todos’.

Através de uma imagem percebemos a ligação da nova saga com a antecessora que terminou, com o lançamento de Sword & Shield é anunciada uma festa para o El Corte Inglés Lisboa e Gaia. Após o lançamento dos jogos, vários pequenos detalhes podem ser catalogados, como os combates de ginásio; bem como informações no site oficial.

Chega Dezembro, com o ano Pokémon a terminar de forma calma. Uma nova minissérie animada é anunciada para o Youtube, chegará a 15 de janeiro e tem como nome Pokémon: Twilight Wings. Alguns pequenos eventos para revelados para os jogos Sword & Shield… a Game Freak agradece aos fãs e fala num novo desafio para 2020!


Foi um ano longo, não consegui dar ao site e às notícias a atenção necessária.
Quem sabe se 2020 não será diferente neste quesito.

Obrigado pela companhia!
Fiquem bem, Portuga

1 Comment

Add a Comment
  1. «Foi um ano longo, não consegui dar ao site e às notícias a atenção necessária.»
    Na boa, pois fizeste o suficiente para mim e para muitos outros Poké-fãs portugueses, do qual te agradecemos e desejamos que continues sempre assim! ;D

Deixar uma resposta