Pokémon Unite – Mau Anúncio de Revelação!?

Olá pessoal

O dia de ontem foi marcado por um anúncio para um jogo completamente diferente daquilo que estamos habituados a ver na franquia, Pokémon Unite é o primeiro MOBA (multiplayer online battle arena) que está em desenvolvimento com o apoio da TiMi Studios (que faz parte da Tencent Games).

O vídeo do anúncio já foi visto mais de 2,3 milhões de vezes e conta com mais de 165 mil dislikes… mas será que isto tem a ver com o jogo em si? Não acredito, embora seja algo nunca visto na franquia não acho que ele possa ser assim tão mau recebido quanto isso… o problema esteve apenas num único aspeto… o “sonho” e as altas expectativas depositadas num anúncio.

Eu tentei deixar as expectativas de lado para o dia de ontem, até falei nisso por dois dias nas redes sociais que acompanham o site… também havia muita incerteza, mas, globalmente, os fãs queriam e acreditavam num potencial Let’s Go Johto ou o tão desejado Sinnoh Confirmed! Foi isto que provocou toda a desilusão, hate, desmotivação, etc.

Mas todos nós nos esquecemos de algo importante… nós já temos um “jogo” da série principal para este ano, embora possam não o querer considerar como tal, o Expansion Pass nada mais é que o “terceiro jogo” ou o “segundo par de jogos” em Galar. Este ano é o teremos na série principal da franquia, seja a tradicional ou a casual… os jogos principais não são, por norma, anunciados com muita antecedência…

A forma como eles trabalharam em cima de todo este anúncio poderá realmente não ter sido das melhores… embora não deixe de ser um “grande projeto” ou um “novo projeto”, os fãs deixaram-se iludir e enganar, até mesmo quando o trailer começou estavam na esperança de um algo a mais, o trailer lembra imenso os de Sun & Moon. Depois do anúncio de Pokémon Unite, que nunca se pensou ir além dos 5 minutos, haveria tempo para mostrar outras coisas, nem que fosse um nome, um vislumbre, um choro de Pokémon… algo seria suficiente para acalmar o coração daquele treinador que gostaria de regressar a Johto ou Sinnoh…

Os fãs não têm a culpa de sonhar, mas se o anúncio tivesse sido realizado de outra forma ou trabalho de outro modo, talvez a desilusão não fosse tão grande para muitos… Pessoalmente, fiquei meio “meh” com o anúncio, fui até ao fim do vídeo com aquela sensação “vamos ouvir algo ainda…” e não aconteceu. Espero que o jogo dê certo, não sou chegado a este tipo de jogos, mas irei dar uma hipótese, quem sabe se não gosto no final de contas… os mobile não costumam dar muito certo, com a grande exceção para GO, mas este até pode vingar quem sabe.

Na minha opinião, sem enrolar mais, o anúncio foi grandioso para algo completamente diferente e isso é bom. A franquia mudar de “ares” também é excelente… o anúncio aconteceu da melhor maneira? Bem, aí acho que a Pokémon Company criou hype, expectativas fortes e depois caiu tudo por terra… esperemos que eles repensem a forma como tratam os novos terrenos ondem pensam chegar… e que se lembrem que não é tudo a mesma coisa… um grande anúncio para um fã tradicional, não é bem aquilo que aconteceu… bastava terem dito algo “grande projeto numa área nunca antes vista” aí, talvez (e só talvez porque todos sonhamos MUITO xD) não se tivesse criado tantas expectativas.

Disse no twitter ontem, umas horas antes de tudo… expectativas pianinhas… e tem mesmo de ser! Para o ano que vem temos o 25º aniversário da franquia, mas mesmo assim aconselho a terem calma e moderarem as expectativas.

Força pessoal, desfrutem de Isle of Amor… e também de Crown Tundra que chegará no outono.

Fiquem bem, Portuga

One comment

  1. Concordo contigo, Portuga!! Parabéns e obrigado por este texto lúcido que escreveste, e que continues sempre assim!! ;D
    A malta que está por detrás de POKÉMON parece que não aprendeu a ter cuidado em relação aos «hypes» com o que aconteceu relacionado com a final da Liga Kalos, em POKÉMON, A SÉRIE!! XP

Leave a Reply