Sobre

Tudo começou no dia 08 de Maio de 2009, na altura com inspiração no Poké-PT e no PokéStylists. O blog começou aos poucos e avançou bem de devagar nos primeiros dias. Começamos por ter episódios para download que provinham da parceria com o site Poké-PT. Na altura tinha chegado, há três meses, a Portugal a temporada 10 do anime e no Japão tinha-se tomado conhecimento dos remakes HeartGold e SoulSilver.

Nos EUA estava para começar Galactic Battles, e no Japão estava para ser exibido o episódio DP127 e Pokémon tinha começado a ser exibido há pouco tempo em HD. Também é logo no início do blog que se criam as primeiras rubricas “PokéCards” e “Votação do Mês” que já não existem actualmente.

Vários são os episódios que se conseguem graças às reposições feitas pela SIC, e assim acrescenta-se Advanced Challenge e Fronteira de Batalha ao blog, também gravado pelo pessoal do Poké-PT. Durante o mês de Agosto começa a ser colocada a Liga Índigo no blog, enquanto em Setembro os novos jogos chegam ao Japão e no blog começa a ser colocado um tutorial sobre o jogo HeartGold (umas das coisas que se perdeu com o problema de 2011, que foi recuperada e continuada).

Em Outubro de 2009 avançamos com os episódios das primeiras três temporadas, e passamos a contar com o auxílio do riky19 no blog. Ainda em Outubro, a SIC tira Diamond and Pearl do ar sem qualquer razão aparente. Durante o mês de Novembro os episódios continuam a aparecer com mais algumas ajudas (Hugo; ElectrikePT), e o ano termina com o trailer do filme 13 que estrearia em 2010 no Japão, e começam a ser colocados os episódios de Chronicles.


Começamos o ano de 2010 com a expectativa de descobrir que seria o “Campeão Fantasma Z”, até que se confirma a chegada Geração V. Por cá, continuávamos à espera de mais episódios da temporada 10 que tinha ficado parada em Outubro passado. Em Janeiro tivemos a primeira fanfic no blog, a Liga Silver da minha autoria com a ajuda do DarkAbsol (nunca terminada, perdida em 2011 e irrecuperável).

Eis que em Fevereiro acordamos com ‘Uma Família Feliz’ a ser exibido nas manhãs da SIC, e assim vemos a temporada seguir rumo ao seu final. Ficamos a conhecer os primeiros Pokémon da nova geração, e consegue-se trazer os primeiros episódios de Campeões da Liga Johto e de Master Quest, graças à ajuda do TheMixado2.

Em Março chega uma nova consola, a Nintendo 3DS, e os jogos HeartGold e SoulSilver chegam finalmente à Europa. Com a chegada de Abril fica-se a conhecer os nomes dos primeiros jogos da Geração V, Black & White, e o blog atinge a marca de 100.000 visitas pouco antes de completar um ano de vida.

O ano vai avançando, com novos Pokémon a serem revelados, episódios de várias temporadas a serem colocados com a ajuda de vários membros (TimeRaquete; Ivan; Fabio07; Cesm1980). Com a chegada de Junho, também chegam boas notícias e a série chega ao Panda Biggs (onde continua até hoje). Em Julho ficamos a saber o nome da nova saga do anime, e ainda que no Ocidente, Isshu será conhecida como Unova.

Agosto vem com uma explosão de novidades no que toca aos novos jogos, e em Portugal tomamos conhecimento dos horários que a série teria no Panda Biggs. Em Setembro chegam os novos jogos ao Japão e também a nova saga, e Pokémon ao Biggs. No mês de Outubro temos a estreia da tão aguardada temporada 11, que tem direito a uma antestreia no cinema.

O ano termina com a revelação de mais um filme a ser exibido no Japão, nos EUA os nomes dos vários Pokémon são revelados e temos uma supresa para Portugal, a exibição de um filme totalmente dobrado pelo Biggs!

Ao longo do ano de 2010 ainda contamos com a ajuda do DarkAbsol, do TGG, do Platinum e do CJEX.

Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!


O ano de 2011 não foi dos melhores para o blog, embora tenhamos tido o grande marco de 2 milhões de visitas também tivemos a quebra do próprio site pelo wordpress. Esta quebra aconteceu devido aos direitos de autor pelos episódios que eram disponibilizados no blog.

Com ajuda de todos os membros já mencionados anteriormente, o blog foi crescendo tanto em notícias como em conteúdos em PT-PT. Vários desses conteúdos foram perdidos em Setembro e tornaram-se irrecuperáveis. O ano também ficou marcado pelo terramoto acompanhado de tsumani ocorrido no Japão em Março, que para além de todos os danos causados levaram dois episódios do anime ao baú por respeito às vítimas.

Por outro lado, tivemos duas novas temporadas no Biggs e ainda dois filmes, fazendo com que tenhamos um grande avanço no anime em Portugal. Foi ainda criado um blog apenas para o download dos episódios, o PkP, e o projecto de colocar os episódios no Sapo Vídeos teve a sua continuação.


Visitas do ‘Poké, o Portuga’ entre 2009 e 2011

Após tudo voltar à “normalidade”, os antigos membros não regressaram e, infelizmente, muitos dos visitantes frequentes perderam-se. Compreende-se já que não tinha nenhum meio para comunicar o sucedido, e o nosso facebook era muito recente e não estava ligado ao próprio blog! Mesmo assim, o ano termina com o blog a chegar às 20.000 visitas e com a entrada do pksuicide com escritor de news.

Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!


O ano de 2012 teve coisas boas e coisas más, aliás como todos os anos desde que iniciei o blog. Conseguimos muitos mais episódios, contando com a grande ajuda do PTOldMan e do TheMixado2. Brinquedos Pokémon chegam a Portugal através do Happy Meal, o que se mostrou uma grande novidade para todos os fãs da marca.

Este ano fica marcado pelo fim do Megaupload que levou com eles todos os episódios que se encontravam disponíveis, que voltaram ao ativo com a ajuda de vários fãs que se propuseram a ajudar o blog. Fevereiro fica marcado pela chegada de mais um filme ao Biggs, e ainda com as 50.000 visitas do novo blog que começava a compor-se a nível de comunidade.

Maio ficou marcado pelo 3º aniversário do blog, e ainda pela estreia da tão aguardada temporada 14, Preto e Branco, que marcou assim o início de uma nova aventura. Os fãs ficam felizes porque o Biggs continua a investir no anime, e ainda temos direito aos filme 10 e 11 que acabam por ser colocados à venda nas lojas.

Com a chegada duma nova temporada, o Biggs prepara uma antestreia a altura nos cinemas, tal como tinha feito com DP Dimensão Combate, a primeira temporada ao encargo do canal. Junho mostra-se cativante para os fãs de Pokémon que têm o serviço MEO nas suas casas, quando percebem que o Biggs passa a fazer parte da grelha da operadora. O mês de Agosto fica marcado pela estreia das duas versões do filme 14 em Portugal, e ainda ficamos a saber que o campeão do TCG World Championships é o português Igor Costa.

O ano termina com o Mundo Pokémon em expectativa para uma grande novidade que estaria por vir logo no início de 2013, e o nosso blog alcança as suas 200.000 visitas! Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!

Continuámos a receber a ajuda do pksuicide nas notícias, e ainda contamos com uma ajuda do Fundador da Volting Fansub, MagNatsu, como editor de notícias. Também podemos contar com o apoio do TugaDragon tanto no PkPortuga, como no PkP.


O ano 2013 começa com Pokémon sair da grelha do Biggs por algumas semanas, mas essa notícia é abafada com uma BOMBA que revela a chegada da nova geração, com jogos a serem lançados mundialmente. O regresso do anime ao Biggs seria marcado com aquilo que eles denominaram de PokéCarnaval onde trouxeram três filmes! A nível de membros, temos a partida do pksuicide, o regresso do CJEX e continuamos com o apoio do TugaDragon.

O anime passa por várias etapas diferentes no Japão, desde a Saga N às aventuras por Decolore e nós sem notícias que nos levassem a uma nova temporada. O vazio da nova temporada em Portugal vai sendo compensado pelo Projecto Sapo Vídeos que continua a levar vários episódios à plataforma online, e ainda com a revelação de alguns Pokémon da distinta região Kalos que é baseada em França!

Uma “nova forma” de Mewtwo é revelada e um novo tipo chega após 11 anos sem a adição de um novo tipo no Universo Pokémon. Enquanto a nova Saga é anunciada para o Japão, por cá passamos por uma breve confusão que nos leva a pensar num retorno da temporada ‘Campeões da Liga Johto’, tudo isto erradamente. Esta “nova forma” de Mewtwo é revelado que afinal é uma Mega Evolução, uma novidade que aparece nos jogos XY que eram esperados para Outubro!

Mas eis que uma notícia deixa os fãs portugueses contentes, e Destinos Rivais chega finalmente à televisão em Setembro. As notícias sobre a nova geração não param, e vários Pokémon são revelados por meios não-oficiais porque os jogos começam a chegar a vários jogadores pelo mundo fora antes do tempo. Um especial sobre os primeiros jogos, Red e Green, é lançado no japão fazendo algum sucesso.

Depois de várias tentativas de tapar a realidade trazida pelos novos jogos, a Nintendo faz de tudo para desmentir os jogadores que andam a colocar imagens na rede, sendo que várias contas são encerradas! Após a chegada dos jogos, o Mundo Pokémon acalma e por cá ficamos com a chegada de mais um filme pelo Natal.

O ano termina apenas com o Portuga ao comando do “navio”, e com a vontade de contratar novos membros para serem uma ajuda nas notícias! Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!


O ano de 2014 está a mostrar-se um ano de novidades, principalmente por ser o Ano 5 do blog. Começo por contar com a ajuda do profeta67 e do sirperas, embora por um curto tempo. Passamos também a contar com a ajuda do framos55, que continua no blog até aos dias de hoje!

Até agora, o ano está marcado com episódio excelentes de XY que têm chegado às televisões japonesas, e em Portugal temos a alegria de ver chegar a temporada 16 e ainda o filme 16 (muito mais cedo que o habitual). Eis que, em Maio, temos uma grande novidade que é a chegada dos tão aguardados remakes de Hoenn, nomeadamente, Omega Ruby e Alpha Sapphire! É ainda em Maio que passamos a contar com a ajuda do HenrY, que é o escritor da fanfic Mirage Island.

As novidades sobre os remakes continuam a surgir e o blog conta com a ajuda de alguns novos membros, que é o caso do Luís Rocha que criou a rubrica ‘Real Monsters’ e de Bergano e wynautcritical para auxiliar no competitivo (infelizmente por pouco tempo).


Visitas do ‘PkPortuga’ entre 2011 e 2014 (pré-site)

Após alguns meses de trabalho, consegui finalmente apresentar o novo site aos visitantes. O ano terminou com diversas expectativas em relação aos remakes que acabavam por chegar no final de Novembro trazendo algumas novidades e decepções.

O ano termina com um novo apoio nas notícias, o Tsu, e mesmo assim com a necessidade de encontrar novos membros para ajudar com o site/blog! Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!


Se contabilizarmos todas as visitas em Blog desde o início, foi em meados de 2015 que alcançamos os 3 milhões.

Podem relembrar mais factos no resumo completo desse ano!

Podem relembrar os facto no resumo completo do ano!

3 Comments

Add a Comment
  1. Olá, PkPortuga, antes de mais, e caso não tenhas ouvido demasiadas vezes, parabéns mais uma vez pelo grande trabalho que tens feito a reunir conteúdo sobre este anime no nosso dialecto!

    Agora aquilo que te queria pedir é um pouco trivial, mas que tal pores um link para um mapa das visitas em directo? O Digimon Portugal tem contador de visitas e uma remissão para o Revolver Maps, onde se vê o número e origem das visitas em directo. Na minha opinião, enriqueceria o site.

    Mas é só uma sugestão.

    Obrigado.

  2. João Gonçalo Teixeira da Costa

    Boa tarde,

    Após encontrar o v/ site, e estando me a iniciar neste mundo, o mundo do TCG, qual será o deck mais indicado para iniciar, daqueles standart que se vendem nas lojas?

    Cumprimentos

    1. Olá João,
      relacionado com TCG recomendo-te falares com o pessoal da Pokémon Battle League, eles têm ais conhecimento do que eu nessa área!
      https://www.facebook.com/PokemonBattleLeague/

      Obrigado!

Deixar uma resposta

PkPortuga © 2009-2017 é um site criado por fãs para fãs
Pokémon © 1996-2017 pertence à Nintendo, Creatures Inc. e à GAME FREAK Inc.
Frontier Theme
%d bloggers like this: